Sunday 5 July 2015

Eusébio e Moçambique

A transladaçao de Eusebio para o Panteao e as declaraçoes do Presiodente da Federaçao de Futebol de Moçambique ao afirmar que Eusebio merece uma homenagem na sua terra natal, abriram de novo uma polemica antiga sobre a moçambicanidade de Eusebio e sobre o merecimento desse reconhecimento!
A minha opiniao é que Eusebio merece sim ser homenageado em Moçambique!
Alguns pontos:

1 - Para os que questionam a moçambicanidade de Eusebio recordo que o Governo moçambicano nunca teve duvidas de que ele tambem era moçambicano! Eusebio teve passaporte diplomatico e quando faleceu o Governo moçambicano recebeu condolencias de todo o mundo e abriu livro de condolencias nas embaixadas, mesmo em Lisboa!

2 - Mencionam Mario Coluna mas alguns esquecem que Coluna estava amargurado, ia muitas vezes a Portugal onde era sempre acarinhado e foi Coluna que aconselhou Eusebio a nao regressar! Acrescento que Coluna recebia uma reforma de Portugal e sempre reclamou sobre os seus bens que foram nacionalizados.

3 - Moçambique tem o mau habito de nao reconhecer os feitos dos moçambicanos, podemos questionar se Coluna e Lurdes Mutola foram suficientemente reconhecidos! mas nao é so no desporto, recentemente passou mais uma data do nascimento de Jose Craveirinha e ninguem mencionou a data! Recordo-me de muitos outros que naon tiveram qualquer homenagem e nao foram bem tratados, mesmo depois da morte!

4 - Alguns precisam de rever bem o conceito de nacionalismo e patriotismo, nao tem nada a ver com BI, com o que devia fazer, onde reside, etc., etc. Esse tambem é um mau habito de alguns moçambicanos, usarem criterios dubios para definirem esses conceitos!

5 - Se o padrao para ser moçambicano e ser homenageado é fazer alguma coisa, temos de saber quais os criterios e questioner quantos poassariam nesse criterio, é que eu vejo TANTAS pessoas que nao fazem nada, pelo contrario, e no entanto querem ter a imagem de patriotas e nacionalistas.

6 - Moçambique nos anos 70 e 80 nao era igual ao Moçambique de hoje, havia carencias de todo o genero, as pessoas eram pressionadas para apoiarem o regime, nao podiam discordar nem criticar, etc.

7 - Ha muita hipocrisia nesta questao do Eusebio! Todos nos vivemos ou sonhamos viver onde temos melhores condiçoes de vida e somos acarinhados, ha muitos moçambicanos a viverem ha decadas no estrangeiro, por varios motivos e nao é por isso que a moçambicanidade tem de ser questionada!

8 - Alguns questionam o que o Eusebio fez e porque nao questionam o que fizeram para Eusebio? Nacionalizaram os seus bens, nunca o convidaram para algum projecto e nunca o homenagearam!

No comments: