Sunday 29 March 2015

NYUSI ASSUME LIDERANÇA DA FRELIMO E ELEGE PAZ COMO PRIORIDADE

Filipe Nyusi, actual chefe de Estado moçambicano, assumiu, hoje, a Presidência da Frelimo, partido no poder no país, apontando como prioridade a defesa e manutenção da paz efectiva.
Nyusi foi eleito para este cargo na sequência da renúncia de Armando Guebuza, que dirigia os destinos do partido desde 2012, altura em que foi eleito aquando da realização do X Congresso desta formação política, em Pemba, capital da província de Cabo Delgado, norte do país.
Vamos trabalhar para a paz efectiva, porque só com a paz é que iremos desenvolver Moçambique', disse Nyusi, no seu primeiro discurso após tomar posse, depois da sua eleição para o cargo pelo Comité Central da Frelimo, que se encontra reunido desde Quinta-feira na sua IV sessão ordinária.
O novo presidente da Frelimo disse estar ciente do peso que lhe espera nesta tarefa, acreditando no apoio desmedido dos seus antecessores (Armando Guebuza e Joaquim Chissano) e de todos os militantes do partido, para que o partido continue a implementar a sua agenda em prol do bem-estar do povo moçambicano.
Estarei aberto para contribuições de todos os parceiros. Não vou me desviar da agenda principal do nosso partido que tudo tem em vista para o bem do povo moçambicano”, assegurou.
Na ocasião, Nyusi jurou defender os interesses do partido e de todos os membros, pois entende que “são esses interesses que desaguam no bem-estar do povo moçambicano”.
A renúncia de Guebuza à presidência do partido e, também, da Associação dos Combatentes de Luta de Libertação Nacional (ACLLIN) foi anunciada ao princípio da tarde deste domingo pelo porta-voz da Frelimo, Damião José.
O camarada Armando Emílio Guebuza fundamenta o seu pedido dizendo que tendo feito uma reflexão profunda e, com vista a manutenção da união, coesão do partido Frelimo, tendo em consideração o momento que se vive e tendo consultado alguns camaradas do partido, chegou a conclusão que este era o momento apropriado para deixar o cargo à dispor”, disse o porta-voz do partido, ao anunciar a renúncia de Guebuza.
Após a renúncia de Guebuza, Nyusi foi o unico candidato para assumir a lideranca do partido.
A IV sessão do Comité Central da Frelimo, que decorre na Escola Central deste partido no Municipio da Matola, província de Maputo, encerra os seus trabalhos ainda hoje.



(AIM)

No comments: