Tuesday 15 March 2011

Vega 5 recuperado com 13 moçambicanos


A EMBARCAÇÃO de pesca Vega 5 foi recuperada com 74 pessoas, das quais 13 tripulantes moçambicanos e 61 piratas, pela Marinha de Guerra Indiana no Mar Arábico.

Maputo, Terça-Feira, 15 de Março de 2011:: Notícias

O barco, já a caminho do porto de Mumbai, na Índia, havia sido sequestrado a 27 de Dezembro ao largo da costa moçambicana por piratas somalis, com 24 tripulantes, 19 dos quais moçambicanos, três indonésios e dois espanhóis.
A imobilização da embarcação, que culminou com a detenção dos piratas e resgate dos tripulantes, ocorreu sábado a 600 milhas náuticas (cerca de 1. 111 quilómetros) a oeste da costa indiana, num ambiente de troca de tiros, depois de um alerta de ataque ter sido emitido pelo navio mercante MV Vancouver Bridge, para a base da marinha indiana.
Em reacção, o Ministro das Pescas, Victor Borges, deu conta ontem, em conferência de imprensa, na capital, de que decorrem investigações para se apurar a identidade dos tripulantes e dos piratas que, actualmente, se encontram sob responsabilidade dos indianos. As demarches incluem saber do paradeiro dos restantes membros da tripulação.
Borges disse que a embaixada moçambicana naquele país já está a trabalhar para apurar mais detalhes, tendo enviado uma equipa a Mumbai afim de contactar com as autoridades e os moçambicanos sob custódia, o que deverá terminar com o seu repatriamento.
O Vega 5 vinha sendo utilizado pelos piratas nas suas incursões, o que constituía um risco para a marinha internacional nos últimos quatro meses, segundo uma declaração de fonte militar indiana.
A nota aponta ainda que “na noite de 12 de Março de 2011, cerca das 21 horas, o INS Kalpeni (navio de guerra indiano) interceptou um navio mãe-pirata com o nome de 'Vega 5', no Mar Arábico, a cerca de 600 milhas náuticas, a oeste da costa da Índia. Foram resgatados 13 membros da tripulação e detidos 61 piratas”.
Informações adicionais, fornecidas pelo Ministro Victor Borges, indicam que na sexta-feira última, um avião de patrulha do tipo “Dornier” recebeu uma chamada do navio MV Vancouver Bridge que, na altura, era alvo de uma tentativa de sequestro. O avião foi em seu socorro e ao ser avistado pelos piratas, estes abortaram o ataque, empreendendo, sem sucesso, uma fuga, tendo a embarcação sido apreendida já em chamas como consequência da acção que se seguiu entre os militares e os piratas.
Por seu turno, o director da Pescamar na Beira, Felisberto Manuel, disse que tinha informações segundo as quais a embarcação tinha sido ancorada num dos portos a norte da Somália, enquanto outros dados referiam que a mesma estava a ser usada pelos piratas.
Manuel admitiu que tal pudesse a acontecer, talvez por a embarcação ser pequena e de pesca, servindo os tripulantes como escudos humanos.
Entretanto, apesar deste desenvolvimento, os familiares dos marinheiros que ontem se estiveram na Pescamar, manifestaram preocupação sobre a sorte dos seus entes. No entanto, preferiram deixar tudo nas “mãos de Deus”.

No comments: