Thursday 3 March 2011

Guerra racial entre membros do governo sul-africano

Trevor Manuel é um dos poucos brancos no governo da África do Sul e um histórico do combate ao 'apartheid'. O ministro da Presidência acusa o porta-voz do próprio executivo, Jimmy Manyi, de ser racista e de querer "impor a segregação racial ao contrário".
Em causa estão declarações de Jimmy Manyi proferidas em 2010 e que agora foram difundidas no Youtube, escreve o correspondente do El Mundo na Cidade do Cabo. Manyi defendeu que os mestiços "devem estender-se a outras partes do país porque estão muito concentrados em Western Cape" e que "devem entender todo o país como sendo deles". A argumentação é semelhante à dos governos racistas brancos do apartheid relativamente aos negros e mestiços. Além disso, Western Cape, onde há uma maioria de população branca e mestiça, é a única província que não é governada pelo mesmo partido do executivo, o CNA (Congresso Nacional Africano)
Trevor Manuel, que também fez parte do primeiro governo de Nelson Mandela, reagiu firmemente emitindo um comunicado contra o seu próprio colega de governo. "Agora sei do que falava Mandela quando disse que tinha lutado contra a dominação branca e contra a dominação negra. Estava a falar de pessoas como você. Senhor Manyi, você pode ser negro, o talvez não, porque não aceita essa etiqueta e prefere dizer que é Xhosa [etnia sul-africana]. Bem, qualquer que seja a etiqueta que escolha o seu comportamento é realmente racista", acusou Manuel.
O ex-colega de governo de Mandela lembra que o porta-voz do executivo foi o responsável pela polémica reforma da Lei da Igualdade e Emprego e considera que, tendo em conta as declarações proferidas nessa altura, "o racismo se infiltrou nas altas esferas do governo". "Os mestiços são os filhos daqueles que lutaram contra o colonialismo e fizeram grandes sacrifícios na luta contra o 'apartheid'. Já agora, que fizeste para essa luta Jimmy?", questiona Trevor Manuel.
Foi uma semana muito quente a nível racial na África do Sul. O El Mundo conta ainda como um artigo de opinião de uma cronista negra, Kuli Roberts, provocou uma enorme polémica e obrigou a autora a retratar-se depois de ter sido acusada de incitar ao ódio racial. Roberts escreveu que as mulheres mestiças são "frívolas, querem parecer brancas, sonham com homens negros e multiplicam-se como coelhos".

Diário de Notícias

No comments: