Tuesday 22 March 2011

Embaixadora dos EUA no país diz que educação da mulher contribui para a renda


Em oração de sapiência havida no ISCTEM

Para Rowe, educar uma mulher contribui para o desenvolvimento duma nação

A embaixadora dos Estados Unidos da América em Moçambique, Leslie Rowe, defende que a educação duma mulher contribui, em grande escala, para o aumento da renda numa família. Falando ontem, numa oração de sapiência por si proferida, alusiva à abertura do ano académico no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM), a diplomata citou uma pesquisa internacional, embora sem apresentar referências, que revela que quando uma mulher tem acesso à educação, o rendimento total da família aumenta, para além de melhorar a sua saúde e da respectiva família, contribuindo para um melhor planeamento familiar. Para além disso, a educação da mulher aumenta as possibilidades de poupança, investimento e criação de outros projectos de geração de rendimentos, assim como aumenta a capacidade de financiamento à formação dos filhos, criando uma base para as gerações vindouras.
Para além da educação, Rowe defende que existem acções concretas, a nível de políticas, que Moçambique pode fazer para aumentar o desenvolvimento económico e agrícola e apoiar as mulheres. “Primeiro, rever os códigos legais para assegurar que a propriedade seja transmitidas às viúvas e não aos irmãos em caso de morte de um homem. Segundo, facilitar o acesso à terra e ao crédito por parte das mulheres. Terceiro, melhorar os sistemas de abastecimento de água para reduzir a necessidade de caminhar longas distâncias para obter o líquido”, referiu Rowe.
Para Rowe, o empoderamento das mulheres não é uma ideia abstracta, destinada a fazer-nos sentir bem, e que deveria preocupar apenas as mulheres. O empoderamento das mulheres é o ponto central para o desenvolvimento económico, social e político bem sucedido duma nação e constitui um pilar da segurança nacional de cada pais. “É essencial que haja uma política governamental e um enquadramento legal justo, mas as mudanças mais fundamentais devem acontecer ao nível local e têm que envolver tanto homens como mulheres. Não podemos esperar que o governo resolva todos os problemas. Há muitas coisas que cada um de nós pode fazer. Qualquer homem que queira ver progresso real para a sua família deve lutar tanto pela educação das suas filhas, irmãs e esposa como dos rapazes e homens da sua família. A sociedade civil moçambicana, o governo, os empresários, os parceiros internacionais – devem todos trabalhar para aumentar o número e a qualidade das oportunidades educativas e económicas para as mulheres. Os Estados Unidos continuarão a trabalhar juntamente com Moçambique e o seu povo neste esforço de importância vital”, concluiu Rowe.

Orelvo Lapucheque, O País

No comments: