Friday 25 March 2011

Praias de Maputo terão nova imagem


AS praias do Maputo vão ganhar uma nova imagem com a implementação, a partir de Agosto próximo, do projecto Praia Linda que visa a protecção do meio ambiente. A iniciativa que visa salvar as praias da Miramar, Triunfo e Costa do Sol é da empresa Pérola Negra, em parceria com o Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA).

Maputo, Sexta-Feira, 25 de Março de 2011:: Notícias

O programa vai durar quatro anos, devendo nos primeiros seis meses ser implementado no litoral da capital.
Falando na ocasião, o director da Pérola Negra, Kleber Borges, explicou que o projecto visa garantir a conservação ambiental, através da sensibilização dos utentes das praias.
Para além de campanhas de educação cívica, a iniciativa consistirá na colocação de 200 latas de lixo ao longo dos quatro quilómetros que separam as três praias, construção de barracas para apoiar os utentes durante a sua permanência nestes locais.
As campanhas de sensibilização serão feitas aos fins-de-semana e feriados, dias considerados de maior aglomeração de banhistas. “Estão a ser formados 40 monitores que se vão responsabilizar por esta iniciativa e outros 30 estarão encarregues de fazer a limpeza diária das praias”, acrescentou.
Para garantir a evacuação do lixo retirado durante as jornadas de limpeza, o projecto prevê o uso de dois camiões de recolha e gestão dos resíduos sólidos.
A escolha de Maputo para a implementação da primeira fase, segundo Kleber Borges, prende-se com o facto de se pretender usar a capital como referência para o sucesso do projecto.
A Ministra para a Coordenação da Acção Ambiental, Alcinda Abreu, ressalvou sua a importância, afirmando que poderá contribuir para a consciencialização da sociedade sobre a necessidade da preservação do meio ambiente.
Acrescentou que para o sucesso da iniciativa será importante a promoção de acções de educação contínua e permanente para garantir que os utentes das praias contribuam para a conservação do ecossistema.
Explicou que a parceria na materialização da ideia surge do reconhecimento do Governo da necessidade de se formar o Homem, que é dos principais contribuintes para a degradação do meio ambiente.

No comments: