Wednesday 2 March 2011

Moçambique: Bastonário da Ordem dos Advogados denuncia corrupção

O bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, Gilberto Correia, denunciou o crescimento de níveis de corrupção ao nível do sector.

O bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, Gilberto Correia, denunciou o crescimento de níveis de corrupção ao nível do sector judiciário, facto que segundo ele, ocorre perante uma atitude passiva das autoridades nacionais.
De acordo com Correia, que falava na abertura do ano judicial, estes esquemas envolvem funcionários judiciais, incluindo juízes, procuradores e até advogados, que usam das suas qualidades profissionais e facilidades instrumentais, revestindo os seus actos ilícitos em situações com aparência legal.
Correia acusou o sistema judicial no seu todo, sobretudo, as entidades ligadas ao combate á corrupção, de não produzir “resultados visíveis na detenção, investigação e acusação dos casos de corrupção nos tribunais”.
O bastonário considera que a corrupção nos tribunais é “tentacular” e por isso “difícil de combater”, o que faz com que os autores caiam na impunidade e o sistema judicial no descrédito perante a sociedade.
No seu discurso Correia exigiu ainda que a Procuradoria Geral da República divulgasse os resultados das investigações levadas a cabo para apurar a veracidade sobre as acusações de tráfico de droga ao empresário moçambicano Mahomed Bashir Sulemane, que consta da lista de traficantes de drogas do governo americano.

William Mapote, Voz da América. Escute aqui.

No comments: