Monday 14 December 2009

Zimbabwe não é para brancos


Robert Mugabe, falando no congresso do seu Zanu-PF, referindo-se a Roy Bennett, um membro branco do MDC, afirmou o seguinte:

"Ao MDC eu digo:abram os vossos olhos.Este é o vosso País, não é para brancos.Eles são colonialistas, mesmo que tenham nascido aqui, eles são descendentes de colonialistas".

Este tipo de discurso racista é aceitável?
Estas palavras ofensivas promovem a harmonia racial e a tolerancia política?
Quem tem coragem para denunciar e criticar Mugabe pela sua conduta racista?

6 comments:

Ismael Mussa said...

Felizmente o povo Zimbabweano nao pensa como o Mugabe. Mugabe e uma especie em vias deextincao. Estive no Zimbabwe em meados de setembro e tive a oportunidade de assistir a um comicio do MDM em Chipinga (meio rural) e outro em Mutare num estadio de futebol completamente lotado ( dezenas de milhares de pessoas) e em ambos um dos oradores principais foi exactamente Roy Bennet. O homem e muito querido pelo povo. Realmente ele chama a atencao por ser loiro embora os seus discursos sejam feitos em Shona.Nao me recordo de alguem ter feito mencao a sua cor. Ele e simplesmente zimbabweano de cor diferente e certamente que deve falar shona tao bem como qualquer outro zimbabweano da etnia shona e o opovo gosta realmente muito dele. O mesmo ja nao posso dizer do Mugabe pois como todos sabem e detestado pela maioria do povo zimbabweano quer sejam negros, brancos, mesticos ou de origem asiatica. Da mesma forma que os americanos de todas as cores gostam do Obama, os zimbabweanos tambem gostam do Roy Bennet e o Mugabe morre de ciumes.

Ismael Mussa said...

Por lapso escrevi MDM ao inves de escrever MDC

Juvenal said...

José,
porque será que todos os seus comentários são negativistas?

Faça uma leitura e vais descobrir que todos os seus textos são críticos.

Será uma tactica da xenofobia?

Será que em Moçambique não acontece nada de positivo?

Mesmo o deputado Mussá, aquem admiro, tem reconhecido que Moçambique está a avançar.

Juvenal

JOSÉ said...

Ilustre Ismael, eu posso compreender a frustração do Mugabe, um dinossauro que é rejeitado pelo seu Povo.
Eu acho lamentável o recurso à cartada racial, tenho notado a leviandade com que se usa o discurso com tonalidades racistas, e isso infelizmente não acontece apenas no Zimbabwe.
Abraço forte!

JOSÉ said...

Juvenal, o tema desta postagem é o discurso racista do Mugabe e teria imenso gosto em saber a sua opinião sobre este assunto.Coloquei algumas perguntas que o Juvenal podia ter respondido.
Respeito a sua opinião sobre este blog, mas discordo, é evidente que o Juvenal não é um visitante assíduo ou a sua opinião talvez seja influencada por outros. De qualquer modo, a sua opinião foge ao assunto da postagem.
A sua referencia à xenofobia é incoerente e de muito mau gosto. Juvenal, eu sou moçambicano, como deve saber. Será que ao referir-se à xenofobia está a afirmar que eu não posso ser moçambicano e que apoia o discurso racista do Mugabe?
Saudações fraternas!

Juvenal said...

Caro José,
não está em causa a sua moçambicanidade.

Fiz uma leitura a boa parte dos seus artigos e todos eles são criticos a Moçambique e a África.

Diria até que desmotiva a turistas que queiram visitar Moçambique pela primeira vez. O retrato caótico que fazes sobre Moçambique frusta todo um empenho dos Moçambicanos no sentido de desenvolverem o seu turismo.

Provavelmente faças-o sem querer, mas o teu esforço no sentido de criticar tudo retira o mérito dos teus escritos.

Concordo que devemos criticar o que está mal, tal como o discurso racista do Mugabe, mas também temos que elogiar o que vai bem.

Juvenal