Monday 14 December 2009

“LM Radio” reiniciou transmissões esta manhã

Em Parceria com a Rádio Moçambique


Maputo (Canalmoz) - Depois de ter sido mandada encerrar pelo Departamento do Trabalho Ideológico do Bureau Político do Comité Central da FRELIMO, em Outubro de 1975, por ser “elitista”, a estação comercial “LM Radio” reiniciou as suas emissões às 06h00 de hoje. “LM Radio”, abreviatura de “Lourenço Marques Radio” transmite agora sob a designação de “Live Music Radio”, mantendo, no entanto, a mesma designação comercial de “LM Radio”.
A nova versão da “LM Radio” é uma parceira envolvendo capitais sul-africanos e a emissora estatal, Rádio Moçambique. Conforme o Canalmoz havia noticiado em primeira mão na sua edição de 2 de Julho do corrente, os planos para a reabertura da rádio comercial vinham a decorrer desde há vários meses, tendo os primeiros sinais surgido quando o serviço radiofónico passou a constar da grelha de estações emissoras da Multichoice (DSTV), embora aguardando o reinício das transmissões.
Tal como no período que antecedeu o encerramento da “LM Radio”, a programação da nova estação emissora será produzida na África do Sul. As transmissões serão por satélite, utilizando o sistema da DSTV, e através dos estúdios e emissores da “Maputo Corridor Radio” (serviço de língua inglesa da emissora estatal moçambicana) na Matola. A “LM Radio” transmite igualmente por satélite para a Europa através do Intelsat 10 com recurso à rede “View Africa Network” com ligação (uplink) proveniente da África do Sul. Por 990 randes, os ouvintes residentes na África do Sul poderão adquirir equipamento para escutar as transmissões da “LM Radio” via satélite. O equipamento inclui um receptor FTA 102 (transmissão gratuita por satélite), um LNB, parabólica de 60 cm e acessórios diversos.
As transmissões da “LM Radio” continuarão a ser em língua inglesa e o formato da programação idêntico ao da popular estação emissora criada em 1936, cujas receitas constituíam uma importante fatia do orçamento do antigo Rádio Clube de Moçambique. Com o encerramento da “LM Radio” em Outubro de 1975, cessaram as receitas do lucrativo esquema de publicidade montado pelos gestores sul-africanos e portugueses da rádio comercial que volta agora a estar no ar, tendo a emissora estatal moçambicana passado a depender de um “fundo de maneio” atribuído mensalmente pelo Ministério da Informação. A exiguidade do fundo contribuiu para a degradação das instalações e a não reposição de equipamento, pese embora o facto de o regime da Frelimo ter sempre considerado a RM como “instrumento imprescindível de condicionamento da opinião pública”. O ex-ministro da informação do regime, Teodato Hunguana, em declarações proferidas em congresso da formação política no poder, realçou esse aspecto, ao afirmar que a Frelimo jamais “largaria mão” não só da RM como também da TVM.

(Redacção/www.lmradio.net, CANALMOZ,14/12/09)


No comments: