Monday 21 December 2009

Citadinos fogem ao calor e refugiam-se nas praias



MILHARES de pessoas dirigiram-se ontem às praias da Miramar, Costa do Sol e a da Catembe, não obstante esta continuar com a sua travessia condicionada devido ao desabamento da ponte-cais, num movimento desusado, na perspectiva de buscar refúgio à alta de temperaturas que se registaram ontem um pouco por todo o país, com particular realce para a capital, Maputo, onde os termómetros chegaram a atingir 35 graus, segundo as autoridades meteorológicas.
Como tem sido prática em épocas de Verão, autênticas turbas de gente, levando diversas iguarias, onde se destacavam bebidas frescas, procurava encontrar um lugar de aconchego e refrescante para passar a tarde, numa acção que igualmente serviu de pretexto para juntar amigos e familiares para troca de conversas, ao mesmo tempo que se acertavam os últimos detalhes das festas do Natal e do Fim-de-Ano.
Se as praias têm sido uma excelente escolha para as pessoas se abrigarem, fugindo ao calor, esta situação é também vista como uma boa oportunidade para fazer negócio. É neste sentido que vimos montadas, ao longo da Marginal quantidades significativas de barracas fixas e outras montadas na ocasião para vender diversas bebidas e comidas, salientando-se a comercialização do frango na brasa e da “magumba” assada que é servida com xima.
Gente de diferentes faixas etárias misturava-se nas praias, alguns tendo aproveitado a ocasião para pequenas partidas de futebol na areia da praia e igualmente para praticar o desporto motorizado.
Como é de calcular, a concentração de muita gente num único lugar implica a observação de medidas de segurança para a protecção das pessoas e seus bens. A Polícia da República de Moçambique (PRM) despachou para os diversos locais as polícias de Protecção e de Trânsito, tendo marcado presença assinalável, disciplinando as pessoas e regulando o trânsito, ao mesmo tempo que desencorajavam os excessos, sobretudo no consumo de bebidas alcoólicas, situação tida como responsável pelo crescente número de acidentes de viação registados nas nossas estradas. E, felizmente, ao até ao fecho da presente edição ainda não haviam sido reportados casos de acidentes graves e que merecessem um cuidado especial tanto por parte das autoridades policiais como hospitalares.
Contudo, até à entrada da noite, em diversas artérias da cidade de Maputo o trânsito continuava condicionado, com enormes filas de viaturas a saírem das praias em direcção a vários pontos da urbe, destacando-se as que tomavam o rumo da cidade da Matola.
Mas, no circuito da Marginal e da Costa do Sol, ainda continuavam muitas viaturas e vários banhistas, ocupando a zona da praia e os respectivos passeios, em cavaqueiras que, normalmente, se prolongam até altas horas da noite.
Um sinal de atenção vai para a notória ausência da força da guarda costeira e com sinais que indiquem as zonas de perigo nas nossas praias. Uma força da guarda costeira e melhor preparada e equipada, de entre outros, com meios de salvação, afigura-se de extrema importância na medida em que ela poderá actuar em casos de pedidos de socorro.
A presença de um efectivo da guarda costeira seria importante para zelar pela segurança dos banhistas em caso de ocorrência, por exemplo, de um afogamento, ou ainda aconselhando aos utentes das praias para a necessidade de tomarem medidas preventivas, o que pode evitar que aconteçam situações que terminem em tragédia.
Embora isolados, não são raros os casos em que ocorrem situações de afogamentos, particularmente envolvendo menores que na distracção dos seus acompanhantes os abandonam na orla marítima, indo banhar-se, sozinhos, em maré-alta. Outros há de jovens que, após consumirem elevadas doses de bebidas alcoólicas, depois fazem-se ao mar para um banho refrescante, mas saindo de lá já sem vida.
Dados avançados ontem pelos serviços de meteorologia indicavam que as altas temperaturas continuarão hoje, com a máxima de 36 graus. Esta vaga de calor, segundo soubemos, poderá se registar, com certas variações, ao longo da quadra festiva, sobretudo por estarmos na época do Verão.

(Notícias, 21/12/09)

No comments: