Wednesday 23 December 2009

FALECIMENTO DO DR. FERNANDO PAISANA

Faleceu hoje em Lisboa, com 83 anos de idade, o médico veterinário Fernando Cardoso Paisana, vítima de doença do foro respiratório.
Figura muito conhecida e respeitada em Moçambique onde iniciou a sua carreira em Vila Pery nos anos 50, passando por cargos de destaque nos Serviços de Veterinária, dali regressou em 1977 quando era director dos mesmos Serviços.
Em Portugal o Dr. Paisana esteve sempre em actividade, exercendo vários cargos entre eles o de presidente do extinto IROMA (Instituto Regulador e Orientador dos Mercados Agrícolas) e o de director do Jardim Zoológico de Lisboa, este último onde ainda se encontrava à data da sua recente hospitalização.
Desaparece assim mais um dos históricos do sector veterinário de Moçambique, a quem muito se ficou a dever o grande desenvolvimento da pecuária e da fauna bravia nos últimos dez anos que precederam a independência do país!
à sua viuva D. Manuela Cardoso Paisana e restante família enlutada, apresentamos os nossos sentidos pêsames.
Paz à sua Alma!

(Celestino Gonçalves, em diversos blogues e via e-mail)


NOTA DO JOSÉ - Conheci o Dr. Paisana e esposa no Ile-Errego, Zambézia, ainda eu era uma criancinha, eram amigos dos meus pais.
Depois de 1960 perdemos o contacto mas muitos anos depois ele foi meu chefe quando trabalhei na Veterinária, embora não tivesse contacto com ele. A última vez que o vi foi em 1976, quando fui à Veterinária buscar um documento.
Paz à sua alma!

7 comments:

Maria Paula Coelho said...

Trabalhei com o Sr. Dr. Paisana durante 8 anos no Zoo de Lisboa e sempre foi um bom chefe, amigo, com bom sentido de humor, continuei a visitar o Zoo e a última vez que o vi foi no início de Dezembro e lamento muito a perda deste grande amigo. à D. Manuela que conheci e também é muito querida, aos filhos e aos netos as minhas condolências. Estive um pouco no velório e pude partilhar com a família e com os presentes esta tristeza. O Zoo também está de luto pela "ida" destye grande profissional.

Que descanse em paz a sua alma e que no céu brilhe mais uma estrela chamada Fernando Paisana.

Maria Paula Coelho

JOSÉ said...

Obrigado, Maria Paula.

Abraço forte,

José

dilia said...

Foi talvez a melhor pessoa que conheci na minha vida, bom marido, excelente pai, super avô, grande chefe e um amigo 5 estrelas. Consola-me a ideia de termos um anjo da guarda para nos continuar a ajudar nesta vida. Onde quer que esteja, pai, um abraço apertado. Dilia

JOSÉ said...

Muito obrigado pela sua presença aqui e por nos recordar um HOMEM bom!
Abraço forte!

Manuela Paisana said...

Foi com surpresa que descobri esta página, quando numa tarde triste procurei o nome do meu marido na internet, depois de ter sido citada uma pessoa na edição nº5, de Janeiro/Abril 2010, da ZOONEWS.
Encontrei uma panóplia de documentos, de lembranças e de toda uma vida q deixa, acima de tudo uma imensa saudade...
Fico sensibilizada pelas palavras dirigidas ao meu marido, e consola-me saber que deixou para trás um rasto de amizade e de ternura em muitos dos corações que se cruzaram com o dele. Um muito obrigada a todos com um forte abraço,

Manuela Paisana

Anonymous said...

mais uma vez descubro mil e uma páginas sobre o meu avô e fico muito orgulhosa de saber que todos o adoravam e como todos o respeitavam . tenho imensas saudades dele e sim recordo-o com um enorme sorriso porque com ele aprendi a viver e a sorrir cada vez mais e melhor . graças ao meu SUPER AVÔ sou uma barra a matemática ! a estrela que brilha mais lá no céu chama-se avô "NANDO".

Ângela Paisana

Paula Morais said...

Do Doutor Paisana, guardo memórias muito ternurentas.Infelizmente quando pude procurá-lo (no Zoo) cheguei tarde demais...havia partido há uns meses! tanto que eu desejava agradecer-lhe as caixas de Bom Bom que ele me oferecia sempre que ia ao posto Zootecnico onde meu Pai era responsavél ou como em outras ocasiões sempre que o motorista se deslocava ao posto levar algo dos serviços, a famosa caixinha de Bombons vinha também!desde que me lembro de ser gente aquando das suas visitas ao dito local alguém andava no seu colo ou mais tarde (o peso já era outro...)de mão dada a ver os animais! sem duvida um GRANDE ser humano o Dr Paisana.