Wednesday 30 December 2009

Uma Injustica em Qualquer lugar e' Uma ameaca de Justica em Todos Lugares (Martin Luther King Jr.)

Caros leitores,
Mocambicanos e todosaqueles que amam Mocambique;

"O CC confirmou ter recebido, da Procuradoria-Geral da República, 229 processos-crimes relativos a ilícitos eleitorais abrangendo um total de 245 arguidos.
Todavia, na óptica daquele órgão, os ilícitos apontados pelos partidos políticos, órgãos de comunicação social e observadores não influenciaram, significativa mente, os resultados dos pleitos deste ano.
Mondlane disse que, “de um modo geral, as eleições presidenciais, legislativas e provinciais decorreram em conformidade com o quadro legal estabelecido.”
O que quer dizer com isso? como e' que as irregularidades podem ao mesmo tempo caracterizar uma confomidade com as regras establecidas?
Nao, isso nao e' possivel acontecer mas sim apenas na Africa e sobretudo em Mocambique. O que a CC esta dizer e': A CNE agiu contra lei, a Frelimo roubou muito mas nao vamos tomar medidas. Houveram injusticas mas ano tem problema e e' normal.
Mocambicanos e Africanos, onde vamos com este tipo de orgaos? Que tipo de justica em que estamos involvido? Hexiste liberdade, justica e democracia no nosso pais ou no mundo inteiro ou democracia e' uma ilusao?
Nao restam duvidas que tudo esta sendo determinado pelo um factor comum, que e' a Frelimo.
O que existe em Mocambique e'a teoria do determinismo de facto. E'lamentavel porque isto nao so o perigo da Renamo, MDM ou qualquer partido mas sim o pais no seu inteiro. O pais esta cada vez mais indo para uma nova confusao.
Mocambique cada vez mais ta afastando das promessas de democracia e o resultado de tudo sera' uma ausencia de paz.
Lamento!

(Raul Novinte, em www.vozdenampula.blogspot.com)

2 comments:

Anonymous said...

Injustiça ou irregularidade, é exactamente o que a palavra quer dizer.
De forma alguma podemos aceitar como algo normal.
Que tipo de sociedade queremos formar?
Não admira nada que o estado da nação esteja a caminhar para o abismo.
Maria Helena

JOSÉ said...

Impossivel construirmos uma sociedade normal quando a Justiça pactua com irregularidades.