Wednesday 19 March 2014

Veículos das Nações Unidas em trânsito por Moçambique seguem para o Mali - ONU

Carros da ONU vistos a circular em Maputo e associados pela imprensa local ao envio de capacetes azuis para um "cessar-fogo" entre o exército moçambicano e a Renamo estão em trânsito para o Mali, esclareceu hoje a ONU.

Em declarações à Lusa em Maputo, fonte do gabinete da representante das Nações Unidas em Moçambique, Jennifer Topping, confirmou a entrada em Moçambique de 100 veículos das Nações Unidas, adiantando que a caravana está em trânsito para o Mali, onde vai integrar a missão de pacificação do país.
"Posso afirmar que passaram pelo Porto de Maputo 100 veículos cuja compra foi financiada pelos Estados Unidos, para a missão de paz no Mali", afirmou a fonte.
O Mali conta atualmente com um contingente militar internacional envolvido na restauração da paz no país, depois de meses de instabilidade provocada por um golpe de Estado e pelo avanço de uma rebelião de extremistas islâmicos, que levou a uma intervenção militar francesa.
No atual contexto de instabilidade militar em Moçambique, alguns jornais moçambicanos associaram a presença de veículos com insígnias das Nações Unidas ao envio de "capacetes azuis" para ajudar a estabilizar a situação.
O Governo moçambicano e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, estão a negociar o fim dos confrontos entre o exército e forças de segurança moçambicanas e homens armados do movimento, no centro do país, na sequência de um diferendo em torno da lei eleitoral.
Apesar de o litígio sobre a lei eleitoral ter sido ultrapassado com a aprovação de emendadas propostas pelo principal partido da oposição, continuam a ser reportados confrontos entre o exército e os homens armados da Renamo.

Lusa

No comments: