Saturday 22 March 2014

Comunidade portuguesa em Moçambique vive “sensação de tranquilidade”

A comunidade portuguesa em Moçambique vive uma "sensação de tranquilidade", depois da onda de raptos que assolou algumas cidades moçambicanas, disse hoje à Lusa Carlos Páscoa Gonçalves, deputado do PSD pelo Círculo da Emigração Fora da Europa.
Carlos Páscoa Gonçalves deu conta da sua satisfação nos encontros com membros da comunidade portuguesa em Maputo, no âmbito da visita de trabalho que realizou ao país, numa missão que inclui também a África do Sul e Namíbia.
"O que pude perceber nos contactos que tive com alguns portugueses residentes cá é que a situação de insegurança, devido a problemas relacionados com raptos, está a passar, e foi substituída pela sensação de tranquilidade", afirmou Gonçalves.
Os portugueses que estão em Moçambique, assinalou o deputado, retomaram a sua vida normal e os homens de negócios que se tinham retraído estão determinados a avançar com os seus investimentos.
"Moçambique ainda é visto como um destino de possibilidades de investimentos. Os empresários que tinham adiado a decisão de investir, estão novamente entusiasmados", acrescentou Carlos Páscoa Gonçalves.
Relativamente à tensão política e militar que Moçambique vinha conhecendo na sequência do litígio militar, o deputado do PSD diz que registou um sentimento de "otimismo" junto dos membros da comunidade portuguesa, "animados" pelo desanuviamento da crispação entre o Governo e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), o principal partido da oposição moçambicana.
"O país alcançará os entendimentos necessários para manter a continuidade no rumo da paz", destacou Carlos Páscoa Gonçalves.
Lusa

1 comment:

Anonymous said...

Tugas vivem a sensacao de "tranquilidade" em Mocambique; mas nos, os mocambicanos, vivemos o tormento da sua invasao, racismo e malcriadices que eles trazem de Portugal! Mas, nos os DONOS do Pais estamos dispostos a, mais uma vez, VARRE-LOS daqui a pontapes!! Nao tarda muito!