Wednesday 26 March 2014

PORTUGAL CANALIZA 400 MIL EUROS AO COFRE DO ESTADO

Maputo, 26 Mar (AIM) – Os Governos de Moçambique e Portugal, assinaram, hoje, em Maputo, diversos acordos de cooperação bilateral, com destaque para o de apoio ao Orçamento do Estado moçambicano, para este ano, num valor de 400 mil euros.
Portugal é um dos 19 países que apoiam o Orçamento do Estado moçambicano.
Do rol dos acordos de cooperação hoje rubricados, consta ainda a área das pescas, com destaque para a aquacultura; o acordo para a defesa (2014-2016), para as áreas de formação, incluindo a força aérea; cooperação nas áreas de transporte e comunicações. A partir deste último acordo, poderão ser assinados memorandos para operacionalizar a cooperação.
Berta Cossa, que falava em representação do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, logo após assinaturas dos memorandos, afirmou ser um bom evento, pois, tem resultados visíveis, não só pelas conversações, mas também pelos acordos plasmados.
Há um compromisso entre Portugal e Moçambique de continuar a desenvolver forças no sentido de incrementar, cada vez mais, as relações comerciais”, disse ela, por ocasião da II Cimeira Bilateral Moçambique-Portugal, que decorre desde hoje em Maputo.
Cossa disse ainda tratar-se de um esforço que, gradualmente, se vai fazendo para demonstrar a vontade existente por parte dos dois países em incrementar e melhorar a relação.
A fonte comentou sobre a linha de crédito comercial e concessional de até 300 milhões de euros que Portugal concedeu em 2009 a favor de Moçambique para financiar investimentos em infra-estruturas que envolvam empresas portuguesas.
Cossa falou sobre um remanescente relativo ao crédito, correspondente a 132 milhões de euros, mas que agora vai ser utilizado para o fim destinado.
Dos 132 milhões de euros, 71 correspondem ao crédito concessional e 61 commercial.


(AIM)

No comments: