Tuesday 18 March 2014

Mau tempo em Maputo e Gaza

CHUVAS moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas deverão afectar até ao princípio da tarde de hoje os distritos de Matutuine, Boane, Namaacha, Moamba, Magude, Marracuene, Manhiça, cidade de Maputo e Matola e ainda Xai-Xai e Bilene em Gaza.
Trata-se dum sistema de baixas pressões cuja influência faz-se sentir desde o final do dia de ontem com a ocorrência de ventos fortes, trovoadas e chuvas moderadas.
Segundo o chefe substituto do Departamento de Análise e Previsão do Tempo no INAM, durante o período de  24 horas espera-se uma precipitação entre 30 a 50 milímetros, facto que poderá concorrer para o agravamento da situação de inundações particularmente nas cidades de Maputo e Matola.
Por isso mesmo, chama-se a atenção para a tomada de medidas de precaução e segurança, face ao risco associado a chuvas e descargas atmosféricas e maior atenção nas áreas propensas a inundações.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê na sequencia deste sistema rápido um dia fresco para a zona sul do país com as temperaturas máximas a atingirem 27 graus e uma melhoria do estado do tempo a partir do período da tarde de hoje.  Amanhã (quarta-feira) a temperatura volta a subir dando lugar a melhoria do estado do tempo.
Apesar das previsões apontarem precipitação na ordem de 30 a 50 milímetros o interior da província de Maputo, mais particularmente junto a fronteira com a Suazilândia, poderá registar níveis superiores àquele em 24 horas. 
No entanto, as intensas chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas poderão agravar o cenário de inundações em diversos bairros periféricos das cidades de Maputo e Matola que ainda não se refizeram das chuvas da última quarta-feira.
Aliás, desde os princípios do mês que a zona sul do país tem vindo a ser afectado por sistemas frontais responsáveis pela precipitação abundante que tem afectado a maior parte dos bairros periféricos agravando o drama dos residentes que viram as suas casas invadidas pelas águas e os acessos transformados em “lagoas”.
Trata-se de bairros que são cronicamente afectados pelas intempéries, situação que se agrava devido, sobretudo a falta de um planeamento urbano associado a falta de valas de drenagem para o escoamento das águas pluviais.
Outro cenário previsível e que tem sido recorrente em dias de chuva tem a ver com a escassez de transporte nas primeiras horas quando um enorme contingente de pessoas tenta, desesperadamente, chegar aos seus postos de trabalho.


Notícias

No comments: