Friday 28 March 2014

DIÁLOGO POLÍTICO /GOVERNO E RENAMO ALCANÇAM CONSENSO SOBRE OBSERVADORES INTERNACIONAIS

Maputo, 28 Mar (AIM) - O governo moçambicano e a Renamo, o maior partido da oposição, alcançaram hoje, em Maputo, um consenso sobre o grupo de países que deverão participar no diálogo político com vista a garantir a cessão das hostilidades entre as Forças de Defesa e Segurança (FDS) e os homens armados daquele antigo movimento rebelde.
Trata-se da África do Sul, Zimbabwe, Cabo-Verde, Botswana, Quénia, Portugal, Itália, Grã-Bretanha Estados Unidos de América (EUA).
Segundo uma reportagem da Televisão de Moçambique (TVM), as delegações do governo e da Renamo já estão a trabalhar em separado, com vista a encontrar a forma de intervenção dos observadores internacionais.
Na próxima ronda, a ter lugar na segunda-feira, as partes esperam harmonizar os procedimentos para a sua actuação.
O chefe da delegação do governo e ministro da agricultura, José Pacheco, disse que há consensos a volta da comissão de observadores internacionais que vão observar o processo de cessação das hostilidades militares e reintegração social dos homens da Renamo.
Há muitos bons passos. É nossa espectativa que na próxima ronda e em mais duas fecharemos os termos de referência e avançaremos para outros pontos da agenda”, disse Pacheco.
Por seu turno, o chefe da delegação e deputado da Renamo, Saimone Macuiane, disse que as partes vão solicitar os governos dos países referidos para o envio de seus observadores a Moçambique.
Achamos que estes países são amigos de Moçambique e contribuem grandemente para a nossa vida económica social. Esses países conhecem a realidade de Moçambique”, afirmou.
Refira-se que, inicialmente, a Renamo exigia também a presença de observadores da União Europeia (UE) e da Organização das Nações Unidas (ONU), para fiscalizar o ponto do diálogo que vai contribuir para a cessação dos confrontos entre os homens armados daquele antigo movimento rebelde e as Forças de Defesa e Segurança (FDS).


(AIM)

No comments: