Thursday 6 March 2014

Alerta de cheias na bacia do Incomati

DEVIDO as chuvas intensas registadas nas últimas 48 horas, na África do Sul e no território nacional, regista-se uma subida significativa dos níveis hidrométricos do rio Incomati, na estação de Ressano Garcia, que poderão resultar em cheias à jusante afectando 34 povoados ao longo daquele curso de água.
O Departamento técnico da Administração Regional de Águas do Sul (ARA Sul) nomeia como locais susceptíveis de serem atingidos nos próximos dois dias os povoados de Sabié, Chivonguine, Losiviveve, Nhoquene, Pondzene, Maxia, no distrito de Moamba, Tinonganine, Chicha, Heróis Moçambicanos, Muchapo, Bairro 111, Bairro 141, Mucumbalano, Bobi, Munguiguana, Bairro 5, Mulemane, Chicotso e Sambo, em Magude e 3 de Fevereiro, Xinavane, Incoluane, IIha Josina Machel, Maragra-Sede, Calanga, Mangavilana, Chichongue, Bairro 171, Hunihana, Nanja, Chimovana e Maciana-sede, na Manhiça.
Com efeito, segundo a ARA Sul foi registado, às oito horas de hoje, o nível registado em Ressano Garcia foi de 10.33 metros, apenas 24 centímetros abaixo do pico registado nas cheias do ano 2000 que foi de 10.57m).
A ARA Sul cita informação do Departamento de Águas da África do Sul, que aponta que nas últimas 24 horas se registou uma precipitação de cerca de 200 milímetros, na parte montante da bacia do Incomati, prevendo-se, por isso, o agravamento dos níveis no território nacional.
Para mitigar os impactos das cheias a jusante, a ARA-Sul decidiu fechar, temporariamente, as comportas da barragem de Corumana, para evitar a coincidência dos picos entre os rios Sabié e lncomati.


Notícias

No comments: