Friday 28 March 2014

Passos Coelho destaca relações culturais com Moçambique

Chefe do Governo, Pedro Passos Coelho, assistiu a atuação de grupo feminino Lekuti (foto SÉRGIO COSTA - ASF)
 
Por Sérgio Costa
     

O chefe do Governo, Pedro Passos Coelho, salientou esta quinta-feira, no âmbito da sua visita a Maputo, a importância do reforço das relações culturais com Moçambique.
O governante visitou o Instituto Camões - Centro Cultural Português na capital moçambicana e privou com pintores como Ídasse Tembe e escritores como Mia Couto. À margem da inauguração da exibição O Tempo da Arte, Passos Coelho aproveitou para salientar a importância das produções culturais de Portugal e Moçambique: «Se não houver troca de experiências e um contacto muito próximo, se não houver esse entrosamento entre os próprios criadores, entre as duas sociedades, torna-se mais difícil. Portanto eu espero que estas cimeiras e estes contactos possam tornar mais fácil e ajudem a catapultar para o mundo global a excelência, não só das nossas relações, mas também das nossas criações.»
Passos Coelho mostrou-se confiante que o reforço das relações bilaterais entre os países possam ajudar os agentes a culturais a promover as culturas portuguesa e moçambicana no mundo: «É importante paras os agentes [culturais] perceberem a abertura do espaço cultural [global]. Existem barreiras naturais, como a língua, mas essas barreiras têm cada vez menos significado. É importante para os criadores artísticos portugueses e moçambicanos perceberem que os nossos países lhes criam oportunidades cada vez mais globais.»


A Bola

No comments: