Tuesday 11 March 2014

Gerais 2014: Maioria dos brigadistas em Quelimane pertence a Frelimo

10 Março 2014 | Por Centro de Integridade Pública e AWEPA ( autor )



Dois terços dos brigadistas de recenseamento na Cidade de Quelimane constam de uma lista elaborada pelo partido Frelimo.
O MDM em Quelimane acusa o STAE de ter selecionado os candidatos com base numa lista enviada pelo partido FRELIMO, com nomes dos seus membros que deviam ser selecionados. O Director de STAE da Cidade de Quelimane, Luis Cavala, refutou as acusações, afirmou que o concurso foi público e a selecção foi feita com base na análise documental dos pré-requisitos.
Cavala recusou-se em fornecer as listas dos candidatos selecionados pelo STAE, mais os documentos em nossa posse indicam que:
+ De um universo de 248 candidatos, foram selecionados pelo STAE 74 (30%) candidatos á vaga de brigadistas de recenseamento eleitoral;
+ Destes, 46 (62%) constam da Lista da FRELIMO. Isto é, somente 38% (28) candidatos selecionados pelo STAE não constam da lista da FRELIMO.
+ Dos 67 nomes que constam da lista elaborada pelo partido Frelimo, 63 candidataram-se. Destes, 46 (73%) foram selecionados para a formação como brigadistas de recenseamento eleitoral pelo STAE.

COMENTÁRIO: Em termos legais, nada impede que um determinado partido se organize e capacite os seus membros, internamente, para concorrer à vagas de emprego. O não permitido é o uso de influências no processo de selecção de candidatos em concursos públicos conforme alegam os membros do MDM.
Com a nova estrutura de STAE, com mais pessoas nomeadas pelos partidos, cada partido vai tentar, por um lado, influenciar a seleção dos membros de mesas e por outro, prevenir que os outros façam a mesma coisa.



A Verdade

No comments: