Wednesday 12 March 2014

Escreve o jornal Sunday Times: Sul-africanas detidas em Maputo vítimas de abusos sexuais

Maputo (Canalmoz) – Mulheres sul-africanas encarceradas em Maputo, por tráfico de drogas entre Brasil e Índia, dizem-se vítimas de abusos sexuais perpetrados pelos guardas prisionais.
Segundo escreve o jornal sul-africano Sunday Times, são cerca de 15 sul-africanas detidas em Maputo que se dizem vítimas de abusos sexuais para terem acesso a produto de higiene como sabonete. Segundo o jornal, são vítimas de maus-tratos e muitas delas não conseguiram a liberdade condicional porque não têm dinheiro para subornar os carcereiros.
“Uma mulher chegou a morrer por falta de assistência médica”, lê-se no Sunday Times.
Nelson Kgwete, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, afirmou que funcionários do Alto Comissariado da África do Sul em Maputo visitam regularmente prisões moçambicanas, com vista a monitorar as condições em que se encontram os cidadãos sul-africanos.
Kgwete disse que numa das visitas, reclusos sul-africanos queixaram-se de más condições no tocante ao tratamento médico e refeições. Aquele porta-voz disse que as autoridades sul-africanas vão fazer chegar as alegações ao Governo moçambicano e as mesmas deverão ser investigadas. Ele informou que o Alto Comissariado do seu país vai monitorar o progresso da investigação até que o assunto chegue a uma conclusão lógica.


Governo moçambicano reage hoje


O Governo moçambicano, através do Serviço Nacional Penitenciário, tutelado pelo Ministério da Justiça, convocou uma conferência de Imprensa para hoje, quarta-feira, a fim de reagir à notícia publicada pelo Sunday Times.
Uma nota de Imprensa do gabinete da ministra da Justiça, Benvinda Levi, diz que “na sequência das notícias veiculadas pelo jornal sul-africano Sunday Times” pretende dar um esclarecimento público em torno das matérias publicadas.
A conferência de Imprensa vai ser proferida pelo director Nacional das Operações Penitenciárias, Samo Paulo Gonçalves. (Redacção)



Canalmoz

No comments: