Tuesday 11 March 2014

Entre Governo e Renamo: Encontro sobre cessar-fogo termina sem grandes resultados


   Maputo (Canalmoz) – Peritos militares e de defesa e segurança do Governo e da Renamo, reunidos na última sexta-feira no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, na capital do País, discutiram os mecanismos de implementação do cessar-fogo de modo a sair-se do actual espectro de guerra civil que já ceifou vida a centenas de inocentes desde civis a militares.
Fontes ...militares disseram ao Canalmoz que o encontro não produziu nenhum consenso, mas as partes chegaram ao entendimento sobre a necessidade de estabelecerem os termos de referência que vão guiar os debates desta matéria que faz parte do ponto número dois da agenda das
negociações entre o executivo do partido Frelimo, do presidente Armando Guebuza, e a Renamo, liderada por Afonso Dhlakama.
Os mecanismos de aplicação e implementação do cessar-fogo vão incluir igualmente a calendarização, o acantonamento, o desarmamento e a integração dos homens da Renamo nas forças de defesa e segurança, nomeadamente nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), na Polícia da República de Moçambique (PRM) – Polícia de Protecção e Força de Intervenção Rápida e os Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE).
De acordo com as nossas fontes, tanto a Renamo como o Governo estão a elaborar as propostas de Código de Conduta ou Termos de Referência para os organismos internacionais.
O código vai incluir a composição, tarefas, duração, actuação e aspectos logísticos no âmbito da aplicação e implementação do cessar-fogo.
Para já, segundo as nossas fontes, as partes passam a reunir-se nas segundas, quartas e sextas-feiras, em sessões que também participam as delegações civis e os mediadores.


(Bernardo Álvaro, Canalmoz)

No comments: