Friday 28 March 2014

Militar morre em ʺoperação de buscaʺ ao líder da Renamo


Um militar do exército moçambicano morreu durante uma ʺoperação de buscaʺ ao líder do principal partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, no centro do país, disse um dirigente daquele partido citado pela agência Lusa.
Em declarações ao mesmo órgão, na quinta-feira, Sofrimento Mataquenha disse ainda que efectivos do exército moçambicano "confrontaram-se intensamente" durante essa busca com homens armados da R...enamo. Um grupo de militares armados, e à paisana, invadiu e "vandalizou" a sua casa em Guro, província de Manica, centro de Moçambique, onde suspeitava estar refugiado Afonso Dhlakama, em lugar desconhecido há seis meses.
Mas, ignorando que se aqueles eram efectivos do exército, a população denunciou a operação à polícia, que cercou o local e abriu fogo.
"A casa foi vandalizada e morreu um militar no quintal, durante o confronto", disse Sofrimento Matequenha, delegado político provincial da Renamo em Manica, que se manifestou preocupado com a situação.
O exército, segundo disseram fontes militares, citadas pela “Lusa”, deslocou-se de Gorongosa (Sofala) para Guro, usando uma picada que passa por Macossa (Manica), para apurar a informação da suposta presença do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, mas a missão não foi dada a conhecer à Polícia, que foi surpreendida com a presença de homens armados na região.
Em declarações a mesma fonte, na quinta-feira, Bartolomeu Amone, chefe do departamento de Relações Públicas no Comando da Polícia de Manica, disse ignorar o episódio, que ocorreu na semana passada.
"Não tenho conhecimento", insistiu Bartolomeu Amone, quando questionado sobre o confronto entre a corporação e o exército no bairro densamente habitado na vila de Guro, norte de Manica.


Folha de Maputo

No comments: