Wednesday 5 March 2014

Chuva volta e faz das suas



TAL como o Instituto Nacional de Meteorologia havia alertado, a cidade de Maputo, uma das que foi identificada como área de risco, registou, de facto, chuvas fortes durante a madrugada e no princípio da tarde de ontem.
Como tem sido habitual quando a chuva é pronunciada, bairros como o de Xipamanine, Chamanculo, Mafalala e muitos outros do município da Matola, como sejam Nkobe, Machava Socimol, apenas para citar alguns exemplos, se ressentiram e os moradores voltaram a ficar desesperados, pois tiveram que continuar a viver perante um cenário de inundações e renovadas dificuldades de circulação.
Com efeito, o que nos foi dado a assistir não é de todo novo e soluções que foram sendo desenhadas ao longo do tempo ainda não foram capazes de sanar o problema de uma vez por todas. Tal é a repetição dos cenários e o mesmo tipo de consequências.
Na baixa da cidade, como a imagem do nosso colega Juma Capela retrata, não foram poucas as pessoas que tiveram que adiar compromissos porque a chuva caiu a cântaros numa hora em que parecia que o tempo estava a melhorar. Diga-se que até houve momentos de céu ensolarado.
São caprichos da natureza. O facto é que as situações de tão repetitivas parecem ter deixado de ter sentido, para quem de direito, pelo menos para minorar os possíveis impactos. Mesmo depois de termos reportado sobre a prevalecente obstrução das sarjetas, aparentemente nada se mexeu.
As empresas envolvidas nas “escavações”, responsáveis pelas toneladas de entulho que obstruem as sarjetas, essas depois se põem ao fresco, não assumindo as suas responsabilidades. E o resultado está à vista.
Felizmente, a partir de hoje as chuvas vão dar alguma trégua, permitindo que as pessoas afectadas possam começar a refazer a sua vida e quiçá também as instituições que devem zelar pelo bem público para que situações como a que a imagem documenta não voltem a acontecer e a nossa montra sobre o Índico se possa vangloriar por ser capaz de vencer os desafios.



Notícias

No comments: