Monday 10 March 2014

RAS INVESTIGA ALEGADO ABUSO SEXUAL DE RECLUSAS SUL-AFRICANAS EM MAPUTO


Tais sul-africanas encontram se supostamente detidas por contrabando de drogas.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da África do Sul revelou que uma denúncia feita pelo semanário sul - africano Sunday Times, editado em Joanesburgo, indica a existência de cidadãs daquele país presas em Moçambique que estão sendo abusadas sexualmente por guardas prisionais, em troca de regalias, incluindo ...refeições.
Nelson Kgwete, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, afirmou que funcionários do Alto Comissariado da Africa do Sul em Maputo visitam regularmente prisões moçambicanas, com vista a monitorar as condições em que se encontram cidadãos sul-africanos.
Kgwete disse que numa das visitas, reclusos sul-africanos queixaram-se de más condições no tocante a tratamento médico e refeições, acrescentando que a situação não afecta apenas a sul-africanos, mas sim a todos os presos.
Ele informou que o Alto Comissariado do seu país vai monitorar o progresso da investigação até que o assunto chegue a uma conclusão lógica.
De acordo com o Sunday Times, um total de 15 sul-africanas encontram - se detidas em Moçambique, quando tentavam introduzir droga no país proveniente, via aérea, do Brasil e India.


(AIM)

No comments: