Tuesday 3 December 2013

STAE com “dificuldades” para anunciar derrota da Frelimo e seu candidato em Nampula

TVM e Rádio Moçambique “ignoram” a vitória do MDM e seu candidato

Maputo (Canalmoz) – O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) e a Comissão Nacional de Eleições (CNE) estão com sérias “dificuldades” para anunciar os resultados eleitorais de Nampula, que dão vitória ao Movimento Democrá...tico de Moçambique e seu candidato Mahamudo Amurane. Contabilizados que foram todos editais pelos observadores e jornalistas, o candidato do MDM Mahumudo Amurane é o vencedor das eleições com 29 858 votos contra 22 792 votos do candidato da Frelimo, Adolfo Siueia. Para a Assembleia Municipal, o MDM venceu com um total de 28 297 votos contra 24 360 votos do partido Frelimo.
Mas o STAE está a contabilizar os editais de forma muito lenta. Era suposto que até a manhã de ontem já houvesse os resultados das 312 mesas visto que a eleição decorreu num único município. Curiosamente e contra todas as expectativas só ontem por volta das 18 horas é que o STAE publicou na sua página do Facebook os resultados de apuramento de apenas 191 mesas. De acordo com os referidos resultados, o candidato do MDM seguia em frente com 23 306 votos contra 17 486 do candidato da Frelimo. Filomena Motoropa do PAHUMO tinha conseguido 1579 votos contra 374 votos do candidato da ASSEMONA.
Para a Assembleia Municipal, segundo o STAE, a Frelimo havia conseguido 17 875 votos contra 21 747 do MDM. PAHUMO e ASSEMONA haviam conseguido 996 e 361 votos respectivamente. São segundo o STAE resultados de 191 mesas. Faltavam 121 mesas por apurar.

MDM saiu a rua para comemorar a vitória

Entretanto, o MDM como já tinha os editais de todas as mesas, que davam vitória ao seu candidato e como partido, saiu às ruas de Nampula para comemorar a vitória. As ruas de Nampula ficaram quase que intransitáveis na tarde de ontem com a população a sair para saudar o candidato eleito. A candidata do PAHUMO aproveitou a ocasião para felicitar o candidato do MDM.

TVM e RM em jornalismo esquisito

Entretanto, a par das letargias do STAE a nível da comunicação social do sector público, nomeadamente na Televisão de Moçambique (TVM) e Rádio Moçambique (RM) assistia-se a uma postura estranha. Nos seus blocos noticiosos não era feita referência às eleições como destaque. Aliás, quando falavam das eleições, era para dizer que apenas houve votação. Não falavam dos resultados. Já no telejornal a TVM avançava dados desactualizados do STAE sobre apuramento de apenas 20 porcento das mesas apelando que a qualquer momento os resultados iriam “sofrer alteração”. Tal postura acabou merecendo inúmeras críticas a nível das redes sociais, chegando-se mesmo a dizer que as direcções da TVM e RM estão “triste” com os resultados. Mas independentemente das reais intenções da TVM ou da RM, o MDM e seu candidato venceram as eleições e os resultados disponíveis não deverão sofrer alteração significativa.



Canalmoz

No comments: