Saturday 21 December 2013

Fronteira de Ressano: Duzentos mil entram no país

DUZENTAS mil pessoas entraram no território nacional através da fronteira de Ressano Garcia, na província de Maputo, desde que a 28 de Novembro último este posto começou a funcionar sem interrupção, no âmbito da quadra festiva.
Os números animam o sector de migração que espera ver até ao final do ano cerca de 500 mil pessoas a cruzarem este ponto fronteiriço, com vista a passar a quadra festiva junto de amigos e familiares. De acordo com Lázaro Mariano, Chefe do Posto Migratório de Ressano Garcia, o movimento de entrada de pessoas no país começou cedo, o que faz antever o cumprimento da meta estabelecida, onde ainda o sector das Alfândegas espera arrecadar mais de 40 mil milhões de meticais.
Lázaro Mariano explicou que a cada dia que passa o movimento tende a crescer, esperando-se que o pico seja atingido entre os dias 22 e 23 do mês em curso. Contudo, sublinhou que nos dias 13 e 14 foram registadas filas grandes tanto 'a entrada como a saída do país.
Aliás, numa altura em que as atenções estão viradas para o regresso ao pais de milhares de moçambicanos que vivem e trabalham na África do Sul, nos últimos dois dias o movimento que mais cresceu foi no sentido inverso, com numerosos moçambicanos a cruzarem a fronteira em direcção a RAS a fim de efectuar compras para a quadra festiva.
Outro registo crescente apontado pela nossa fonte tem a ver com a entrada de viaturas. Segundo Lázaro Mariano, em tempos atrás, os mineiros tinham o hábito de regressar em autocarros mas que, de há algum momento a esta parte muitos optam por viaturas pessoais, o que faz com que o movimento de automóveis aumente.
Segundo apuramos das autoridades migratórias, os cidadãos nacionais que mais atravessaram a fronteira de Ressano Garcia vão as compras em Komatipoort, onde se considera que os produtos de primeira necessidade são mais baratos. Outros ainda seguem em direcção a pontos diferenciados da RAS não só com o intuito de efectuar compras, mas com outras finalidades.
Entretanto, Lázaro Mariano apontou que a operações sossego esta' a registar resultados positivos na medida em que o contro do movimento fronteiriço tem conseguido manter a ordem, sobretudo protegendo os cidadãos de possíveis assaltos por parte de indivíduos oportunistas.
A operação sossego agrupa agentes da Policia, Migração, Alfândegas e Autoridade Tributaria.



Notícias

No comments: