Sunday 1 December 2013

Incidências das eleições em Nampula

Apuramento a decorrer sem energia eléctrica ou sem lâmpadas nas assembleias de algumas escolas

Nampula (Canalmoz) - As assembleias fecharam às 18h00 e em algumas escolas não há energia eléctrica ou pura e simplesmente nas salas de aula onde se votou não ha lâmpadas. O apuramento está a ser feito alternativamente com candeeiros em algumas escolas.
Curioso na Escola de Mpuecha há luz em todos os sítios, barracas inclusive, os candeeiros de iluminação publica tem luz, mas em nenhuma assembleia há luz de energia da rede.
Os observadores nacionais e internacionais, a partir de alguns casos reportados de enchimento de urnas confirmado, suspeitam que possa estar em marcha o desvirtuamento da vontade dos poucos eleitores que votaram.
Os vários incidentes durante o período de votação sugerem um grande desespero do partido Frelimo perante outras candidaturas. Nao se sabe dizer se isso se justifica por ser ainda muito cedo para quaisquer comentários.
Na Escola Primaria de Mpuecha, na assembleia 03001603 houve um enchimento de urnas detectado e confirmado por vários delegados de candidatura e membros das mesas, e também por observadores nacionais e estrangeiros, mas, "quando foi chamada, a policia" esta "recusou-se a aparecer", alegadamente porque quem os poderia solicitar seria o presidente da assembleia de voto. Sucede, porém, que quem está sob acusação de ter metido votos nas urnas é próprio presidente da assembleia. A abstenção poderá atingir níveis históricos.
A opinião mais veiculada é de que os eleitores não gostaram do que aconteceu com os boletins no dia 20 de Novembro e preferiram não ir votar.

(Fernando Veloso e Aunicio da Silva, em Nampula)

No comments: