Friday 13 December 2013

Polícia forja “ataque” da Renamo para justificar fuzilamentos

Em Nampula

Nampula (Canalmoz) – Três indivíduos, supostamente homens armados da Renamo, foram vítimas de uma execução sumária, na madrugada do dia 05 de Dezembro corrente, perpetrada pelos agentes da Força de Intervenção Rápida (FIR), nas matas do povoado de Nthipueh, distrito de Murrupula, a 70 quilómetros da cidade Nampul...a.
Domingos Talapua, um dos sobreviventes da operação macabra, contou à Imprensa que foram recolhidos para as celas do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, na manhã de terça-feira, após terem sido surpreendidos por um grupo de membros do policiamento comunitário, em Mogovolas, a praticar caça furtiva. Talapua só escapou porque fingiu que estava morto após ter sido atingido no pé e nas costas.
A Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula justifica o fuzilamento de dois cidadãos inocentes como sendo resposta a um alegado ataque de supostos homens armados da Renamo às Forças de Defesa e Segurança (FDS no distrito de Murrupula.
Instado pela Imprensa, Miguel Bartolomeu, porta-voz da corporação no Comando Provincial de Nampula, contou uma história nova e disse que os homens fuzilados pelas Forças de Defesa e Segurança vandalizaram infra-estruturas públicas na localidade de Mutholo e apoderaram-se de bens públicos.
Nesta versão, conta Miguel Bartolomeu que a Polícia viu-se forçada a enviar uma unidade para o local que a sua chegada foi recebida com o tiroteio, ao que em respostas “eles também reagiram”.
A fonte não confirma o registo de óbitos no local e nem de feridos por parte das Forças de Defesa e Segurança.
Todavia, a PRM diz ter recuperado uma arma de guerra e dois carregadores, mas como é hábito em casos desta natureza a corporação exibe o material à Imprensa, facto que não aconteceu desta vez.


“É tudo mentira”

O Canalmoz deslocou-se à região de Nthipueh e a versão contada pelos líderes tradicionais locais é completamente diferente da versão da Polícia.
As fontes pediram o anonimato por temerem represália.
Segundo o Canalmoz apurou, “a Polícia trouxe três senhores num carro e quando chegou cá começaram a disparar contra eles e depois foram-se embora”.
Denunciaram que nenhuma infra-estrutura pública foi vandalizada e os homens, em que um escapou, não são da região, o que pressupõe que foram trazidos pela Polícia.


(Aunício da Silva)

No comments: