Monday 2 December 2013

Boletim sobre o processo político em Moçambique

Nampula:
Dois vice-presidentes de mesas
detidos por enchimento de urnas

A eleição em Nampula ontem foi marcada por quatro detenções, incluindo dois vice-presidentes das assembleias de voto surpreendidos  a tentar  introduzir nas urnas boletins de voto extras, já marcados para a Frelimo e seu candidato. E já havia outras duas detenções para além destas.

Na EPC de Muecha, a vice-presidente da mesa n. 03001603, Albertina Julião, introduziu votos na urna e fez campanha nos postos de votação a favor da Frelimo e foi detida na primeira esquadra da cidade de Nampula.

Na EPC 12 de Outubro, foi detido Agnaldo Paz de Oliveira, vice-presidente de uma assembleia de voto quando tentava introduzir votos na urna pré-votado para o partido e candidato da Frelimo. Está detido na Segunda Esquadra da PRM de Nampula.

Este caso junta-se a do presidente da mesa 03001802, na EPC de Beleneses, de nome Hermínio da Silva Atumane, que tentou votar com o cartão de eleitor emitido em Angoche e foi detido.

Ainda no capítulo das detenções, a delegada da Rádio Índico - emissora do partido Frelimo - Yolanda Dombi, foi interpelada pela população com boletins pré-votados a favor do partido Frelimo e arrumados na sua viatura. O caso se deu na EPC de Mutaunha, onde decorria a votação. Yolanda Dombi foi conduzida à primeira esquadra da PRM, mas saiu em liberdade.

A sua viatura de marca Toyota-Rav4, com a chapa de matrícula MMS-83-82, com que transportava os boletins pré-votados ficou parqueada no comando distrital da PRM, depois que estava quase a ser vandalizada pela população quando descobriu que trazia boletins pré-votados.

Pouca afluência até ao fim

As eleições de ontem na cidade de Nampula foram marcadas pela abstenção de grande maioria de eleitorais inscritos. Todo o período da tarde até à hora prevista para o fecho, não havia longas filas na maioria das mesas das assembleias de voto.

Um dos nossos correspondentes em Nampula apurou numa assembleia de voto que estavam inscritas 850 pessoas, que apenas 181 votaram. Nossos correspondentes estimam que menos de 30% dos eleitores inscritos ocorreram às urnas em toda a cidade.

Delegados do MDM afastados

Oito delegados do MDM que foram afastados das assembleias de voto alegadamente porque as credenciais que traziam eram desactualizadas, passadas para a eleição do dia 20, só esta noite receberam credenciais actualizadas, por isso não tiveram acesso às assembleias de voto.

No comments: