Saturday 28 December 2013

Chuvas reeditam velhos problemas





























A CHUVA que se abateu na madrugada de ontem na cidade de Maputo reeditou o crónico problema do deficiente escoamento das águas pluviais, facto agravado pela falta de limpeza das sarjetas e valas de drenagem.
Com efeito, algumas avenidas e ruas, na zona de cimento, ficaram praticamente alagadas, uma vez que os plásticos e outros resíduos sólidos fechavam as sarjetas, impedindo o escoamento das águas.
A título de exemplo, no cruzamento entre as avenidas 25 de Setembro e Guerra Popular os plásticos e outros resíduos haviam tapado parte das sarjetas e não permitiram o normal vazamento das águas pluviais, situação que prevaleceu até ao princípio da tarde.
Ao longo da Avenida da OUA a fúria das águas da chuva transportou grandes quantidades de areia para a faixa de rodagem, dificultando sobremaneira o trânsito rodoviário.
A força das águas pluviais abriu uma grande cratera na faixa de rodagem da Avenida da ONU, que está a embaraçar os automobilistas.
As valas de drenagem ao longo da Avenida Acordos de Lusaka ficaram completamente inundadas pelas águas pluviais, isto porque a mesma escorria de forma lenta devido à falta de limpeza regular daquelas importantes infra-estruturas.
Os problemáticos bairros do Chamanculo e Mafalala ficaram quase que completamente alagados, dificultando a circulação de pessoas e viaturas. Aliás, a chuva voltou a alterar o curso normal de vida dos moradores daquelas zonas residenciais propensas às inundações.
Segundo José Sawanguane, do Instituto Nacional de Meteorologia (INM), tinham sido reportados até às oito horas de ontem, na cidade de Maputo, 42.7 milímetros de chuva, quantidade considerada acima do normal para o mesmo período de tempo.
O INM prevê melhoria do estado de tempo durante o dia de hoje, com pequena precipitação ao anoitecer que vai se prolongar até domingo. A partir de segunda-feira a temperatura volta a melhorar significativamente.  






Notícias
 
 
 

No comments: