Thursday 26 December 2013

“Os marginalizados são os primeiros a compreender a mensagem de Jesus”

     
Papa Francisco
Missa de Galo.
Quem foram os primeiros a receber a notícia do nascimento de Jesus? Os pastores, porque “estavam entre os últimos, os marginalizados”. São esses, os mais capazes de acolher e compreender a men­sagem do Salvador, acredita o Papa Francisco que, na noite de terça-feira, lembrou precisamen­te os marginalizados.
Francisco celebrou pela primeira vez, enquanto chefe da Igreja Cató­lica, e diante de milhares de fiéis, a chamada Missa do Galo, a celebra­ção que para os católicos marca o Natal, ou seja, o nascimento de Je­sus. A eucaristia teve a participação de 30 cardeais, 40 bispos, 250 sacer­dotes e 14 diáconos. A celebração decorreu na noite de terça-feira, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Como tem sido marca do seu pontificado, Francisco lembrou “os últimos e os excluídos” e vincou que foram estes os primeiros que enten­deram o alcance para a humanidade do nascimento de Jesus, considerado o filho de Deus pelos cristãos. “Os pastores foram os primeiros que rece­beram o anúncio do nascimento de Jesus. Foram os primeiros porque es­tavam entre os últimos, os margina­lizados”, disse o Papa numa homilia que foi breve, citada pela AFP.
Durante a sua comunicação, o Papa instou os católicos a abrirem os seus corações e a combaterem o espí­rito das trevas. “Se o nosso coração está fechado, se estamos dominados pelo orgulho, pela mentira, narcisis­mo, então as trevas cairão sobre nós”, afirmou o papa Francisco durante a cerimónia que foi transmitida por televisão, em directo, para 65 países.
As leituras desta celebração evo­cam as trevas e como Jesus é a passa­gem para a luz; e Francisco recordou isso mesmo ao reafirmar que: “Jesus veio libertar-nos das trevas e dar-nos a luz”.

O País

No comments: