Tuesday 17 December 2013

RENAMO REITERA QUE NÃO VOLTARÁ AO DIALOGO SEM RESPOSTA DO PR

A Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, reiterou hoje que só voltará ao diálogo com o governo depois da resposta à carta enviada ao Presidente da República (PR), Armando Guebuza, exigindo a participação nas sessões de observadores nacionais e internacionais.
O diálogo entre as partes ficou encalhado há cerca de um mês, depois de 24 rondas devido as exigências da Renamo. O governo rejeita os observadores estrangeiros considerando se tratar de “assuntos domésticos”, mas já aceitou a participação de observadores nacionais.
Falando, em Maputo, durante uma conferência de imprensa, o chefe da delegação da Renamo no diálogo, Saimone Macuiane, disse que o seu partido foi solicitado pela Presidência da República, no dia 04 de Dezembro corrente, para indigitar as personalidades, bem como o código de conduta sobre a participação dos mesmos.
Assim, a resposta atinente ao assunto foi dada pela Renamo no dia 06 (mês em curso), pelo que aguarda a resposta do Presidente da República a qualquer hora, com vista a solucionar a crise política eleitoral e militar”, disse.
Macuiane não adiantou os nomes das personalidades que a Renamo propôs ao Chefe de Estado justificando não ser oportuno.
Porém garantiu que “já contactamos a todos os observadores ao nível nacional e internacional, todos estão prontos, aguardando que o governo, na pessoa do senhor presidente, diga algo para se poder avançar no processo”.
Macuiane insistiu que o seu partido só estará na mesa das negociações quando os documentos forem respondidos.
Até admiramos porque o governo se faz ao local sabendo que tem uma resposta clara da Renamo que diz que só avançaremos depois da resposta oficial e o governo sabe disso”, frisou.


(AIM)

No comments: