Friday 6 December 2013

Funeral de Mandela será no dia 15 de Dezembro

O funeral de Estado do ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela, será no dia 15 de Dezembro em Qunu,  anunciou o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, esta sexta-feira.




"Vamos dar um funeral de Estado ao ex-presidente Nelson Mandela, e ele será enterrado no dia 15 de Dezembro em Qunu, em Cabo Oriental", disse Zuma, acrescentando que uma cerimónia oficial será realizada no dia 10 de Dezembro no estádio Soccer City, em Soweto, perto de Joanesburgo.
"Nós iremos trabalhar em conjunto para organizar o funeral mais digno possível para este filho excepcional de nosso país e pai de nossa jovem nação", acrescentou o presidente sul-africano, agradecendo as mensagens de condolências oriundas de toda a África do Sul e do mundo inteiro.
A próxima semana foi declarada "semana nacional de luto, e vai começar domingo, 8 de Dezembro, com "um dia nacional de orações e reflexões".
O corpo de Mandela vai ficar exposto em Union Buildings, a sede da presidência, em Pretória, do dia 11 ao 13 de Dezembro.
Os preparativos para o funeral do herói da libertação da África do Sul, que morreu quinta-feira, 5 de Dezembro, aos 95 anos, começaram esta sexta-feira, com o mundo inteiro de luto.
Vários chefes de Estado, incluindo o presidente americano Barack Obama, e celebridades amigas do ex-presidente sul-africano, como Oprah Winfrey e o casal Bill e Hillary Clinton, vão comparecer ao funeral.

SAPO com AFP

No comments: