Monday 2 December 2013

Homens armados matam dois militares e ferem dois polícias e um civil em Machanga

Hoje não há negociações


Governo ainda não respondeu à inclusão de observadores (#canalmoz)



Maputo (Canalmoz) - A Renamo anunciou neste domingo a sua indisponibilidade de ir hoje, segunda-feira, ao Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano para negociar com o Governo, porque ainda não tem a resposta do Governo em relação à exigência da presença de mediadores e observadores nacionais e estrangeiros.
"Continuamos à espera da resposta da nossa proposta. Enquanto o Governo não responde, não estamos dispostos a regressar à mesa das negociações. Temos estado a ouvir pela Imprensa que o Governo vai na segunda-feira às negociações. Mas a nossa vontade prevalece", disse Jeremias Pondeca, da delegação negocial da Renamo.
Enquanto isso, o Governo já anunciou que vai estar hoje no Centro de Conferências Joaquim Chissano para mais uma sessão de negociações com a Renamo. Sobre a proposta da Renamo, o executivo já manifestou estar a analisar, afirmando que aceita a presença de mediadores e observadores apenas nacionais.



Democratas e socialistas tentam aproximação entre Governo e Renamo



Entretanto, representantes de partidos do Centro Direita Internacional (IDC sigla inglesa) e da Internacional Socialista encontravam-se em Moçambique na semana passada com propósitos de aproximar o Governo da Frelimo (socialista) e a Renamo (direita) actualmente em conflito militar devido a desentendimentos políticos.
Os delegados não prestaram declarações à Imprensa, mas já mantiveram contactos com as partes em contenda.
Os representantes da IDC reuniram-se ainda na semana passada com uma delegação da Renamo, segundo deu a conhecer Jeremias Pondeca, membro da Renamo nas negociações com o executivo.
Nada foi revelado sobre os encontros até aqui mantidos.

No comments: