Friday 20 December 2013

Atraso na execução das obras da “circular” pode comprometer prazos

“O cronograma indica que aquelas secções serão entregues até Dezembro, passando a ser usadas, enquanto o construtor desdobra-se nas restantes”, Nelson Nunes citado pela RM


Maputo (Canalmoz) – As obras da construção da primeira secção da Estrada Circular de Maputo, que vai do Hotel Radisson, na Marginal, até à ponte da Costa do Sol, estão atrasadas. A “entrega e uso” desta secção estão previstos para finais de Dezembro corrente, segundo Nelson Nunes, director executivo da Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul, citado pela Rádio Moçambique, no dia 13 de Maio de 2013. O prazo para a conclusão das obras pode não ser cumprido devido à morosidade na execução das mesmas.
Esta fase do projecto consistirá na reabilitação, ampliação e modernização da secção num troço de cerca de seis quilómetros.
Quando faltam 14 dias para o fim do prazo (Dezembro) pouco ou quase nada foi feito que garanta a entrega das obras dentro do prazo previsto.


Segunda secção também atrasada


Outra secção também atrasada é a segunda, que consistirá na construção de uma estrada de raiz que parte da ponte da Costa do Sol, ligando a zona de Chihango à vila de Marracuene, numa extensão de cerca de 20 quilómetros. Esta secção debate-se com problemas sérios no capítulo dos reassentamentos. Por exemplo, da ponte à zona do Chihango, as pessoas afectadas pelo traçado da estrada ainda não foram reassentadas. Prevalece o braço-de-ferro entre o município e os pescadores, com os últimos a reclamarem que não podem ir para sítios distantes, uma vez que dependem da pescaria.   


A “circular”


A “circular” tem no total seis troços. Foram lançadas oficialmente a 20 de Setembro do ano passado, têm duração de 30 meses, numa extensão total de 74 quilómetros da cidade de Maputo, Marracuene e Matola.
As obras são avaliadas em 315 milhões de dólares norte-americanos, financiados pelo Governo e pelo EximBank da China. A execução está a cargo do China Road and Bridge Corporation - CRBC.



(André Mulungo, Canalmoz)

No comments: