Monday 16 December 2013

Oposição bloqueia orçamento de Daviz Simango

      
Sem Orçamento, Daviz Simango deverá esperar até a primeira sessão ordinária do próximo ano para realizar actividades
Terminaram ontem, quinta-feira, os trabalhos da 25ª sessão da Assembleia Municipal da Beira (AMB), a última da presente legislatura. Aquele órgão deliberativo apreciou e aprovou, em dois dias, os relatórios anuais e quinquenais do Conselho Municipal e da própria assembleia. No entanto, e contra todas as expectativas, deliberou não apreciar o Plano de Actividades e o respectivo Orçamento para 2014, apresentados pelo Conselho Municipal.
Segundo o presidente da AMB, Mateus Saize, a decisão de não apreciar os dois documentos foi consensual entre os membros da Frelimo, bancada maioritária, Renamo, GDB e membros únicos do PDD e PIMO. O órgão preferiu remeter a apreciação e aprovação dos dois instrumentos para a próxima legislatura, a iniciar em Fevereiro ou Março de 2014, com a tomada de posse dos novos membros da AMB.
O edil reeleito para o terceiro mandato, Daviz Simango, disse que a decisão de adiar a aprovação do Plano de Actividades e o respectivo Orçamento para 2014 vai prejudicar os munícipes.
“Os concursos públicos para aquisição de novos materiais deviam começar este mês, mas nós não temos como fazer. O novo executivo vai começar a trabalhar sem meios e não poderá fazer aquisições nem realizar investimentos sem um plano de actividades e o respectivo orçamento”, disse o edil da segunda cidade do país.


No comments: