Monday 25 November 2013

Renamo eleva exigências e quer presença de capacetes azuis da ONU no País

Para regresso de Dhlakama a Maputo


Maputo (Canalmoz) - O secretario-geral da Renamo, Manuel Bissopo, reapareceu em público desde o dia 21de Outubro quando as tropas do Governo atacaram Sadjundjira. Disse há momentos em conferência de Imprensa na sede deste partido em Maputo, que Afonso Dhlakama só pode voltar a capital do... País para encontro com o presidente da República, Armando Guebuza, quando houver garantias de segurança por forças "isentas" das Nações Unidas (ONU).
"Quando as condições de segurança estiverem garantidas através de uma força internacional como os capacetes azuis, o presidente poderá vir, porque neste momento não há condições dado que está a ser perseguido" afirmou.
Bissopo que disse se encontrar em Maputo a mando do presidente da Renamo para comunicar os seus cumprimentos ao Povo moçambicano e ao corpo diplomático, reiterou que o seu partido não está interessado na guerra.
"O presidente está bem de saúde, não saiu para nenhum país. Ele está dentro do País e acompanha atentamente o desenrolar dos acontecimentos da vida política, económica e social do País e dentro de alguns dias voltará a falar ao País e ao mundo" disse o secretário-geral da Renamo.
Defendeu o diálogo como a única via para a resolução da actual crise política.
Mas condicionou: "o grupo da Renamo voltará à mesa com mediadores e observadores nacionais e estrangeiros".
"Porque não as Nações Unidas, a SADC, União Europeia, que são grandes promotores de investimentos no nosso País não podem intervir como intervieram no Zimbabawe, Malawi, Grandes Lagos e outros países da região?" questionou Bissopo, advertindo que "se a Frelimo não quer negociar seriamente que nos diga para toda gente saber".


(Bernardo Álvaro, Canalmoz)

No comments: