Saturday 16 November 2013

Incidentes na Beira



16:14
Agentes das Forças de Intervenção Rápida acabam de criar distúrbios na cidade da Beira no bairro da Munhava onde decorria esta tarde o showmício de encerramento da campanha de Daviz Simango á edil da Beira.

16:16
Tiros tiros reais foram disparados para o ar e gás lacrimogênio também foi atirado para milhares de simpatizantes e membros do MDM que na Munhava faziam a festa de encerramento da campanha de Daviz Simango.
 
16:20
Segundo o nosso jornalista que está no campo da Munhava o candidato do MDM, Daviz Simango, ainda não estava no recinto.
 
16:28
O Shomício do MDM na Munhava, município da Beira, estava a começar, artistas estavam no palco animar os milhares de simpatizantes e membros do MDM, e outros ainda se dirigiam ao local, quando agentes das Forças de Intervenção Rápida, em duas viaturas, chegaram e quiseram abrir caminho por entre a multidão.
Os agentes começaram a disparar para o ar para abrir caminho e dispararam gás lacrimogêneo.
Não temos ainda balanço de eventuais vítimas mas houve muita confusão pessoas a correrem em debandaram, o nosso repórter viu várias pessoas com escoriações.
 
16:52
A FIR continua a disparar gás lacrimogêneo no bairro da Munhava, no município da Beira onde deveria acontecer showmício de encerramento da campanha de Daviz Simango.
Várias ruas do bairro estão bloqueadas pelos populares que incendiaram pneus.

16:59
Os populares do bairro da Munhava estão a agredir simpatizantes do partido Frelimo. Viaturas estão a ser vandalizadas. Um viatura da TVM foi vandalizada.
O nosso jornalista presenciou um idosa, simpatizante da Frelimo, a ser agredida com gravidade.


17:10
A Festa da MDM que estava agendada para esta tarde na Munhava, no município da Beira, foi interrompida por agentes da FIR e os munícipes estão a retaliar vandalizando viaturas de simpatizantes da Frelimo.
Há indicação de feridos graves entre os simpatizantes do MDM que estavam no local do showmício.


17:23
Um cidadão que estava no shomício do MDM contou-nos que agentes das FIR estão agora andar pelo bairro da Munhava e a chamboquear os cidadãos que vejam como simpatizantes do MDM.
Segundo este cidadão o efectivo de agentes da FIR foi reforçado no bairro.
O cidadão viu pelo menos um membro do MDM detido numa viatura das Forças de Intervenção Rápida.

18:06
O nosso jornalista confirma pelo menos três vitimas mortais, bebés que estavam nos colos das mães que assistiam ao showmício do MDM no campo da Munhava no município da Beira.
Contrariamente a nossa primeira indicação afinal Daviz Simango, o candidato a edil da Beira, já estava no local e preparava-se para subir ao palco.
Não temos informação se o candidato do MDM, que é também presidente do partido, terá sofrido algum tipo de ferimento.
O efectivo da FIR foi ainda mais reforçado com a chegada de um carro blindado ao bairro da Munhava.


17:40
Segundo o nosso jornalista que está na Munhava vários populares caminha para a sede do partido Frelimo no bairro onde um contingente da FIR está posicionado para proteger os membros e simpatizantes da Frelimo.

18:51
Segundo uma fonte do partido Daviz Simango está bem de saúde e em local seguro, contudo o seu filho terá ficado ferido.


Fonte:

http://www.eleicoes.org.mz/pt/2013/provinces/?tpid=105&tpl=36 

No comments: