Monday 25 November 2013

Fiscais do MDM foram detidos quando iniciou a contagem de votos

Na cidade de Maputo

Maputo (Canalmoz) – Dois delegados de candidaturas do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), na cidade de Maputo, foram detidos logo que iniciou a contagem de votos. Os dois delegados de candidatura foram detidos por motivos caricatos e soltos na manhã de sábado passado, 23 de Novembro.
Rossana Faquira estava a fiscalizar uma das mesas de voto da Escola Primária Completa Unidade 19, em Maputo. Esteve na sala durante todo o dia. Quando iniciou a contagem de votos a Polícia simplesmente a levou para 9ª Esquadra e encarcerou-a. Foi posta em liberdade na noite da última sexta-feira. Saiu como entrou: sem qualquer tipo de explicação.
Martins Nampule, de 58 anos de idade, estava a trabalhar no bairro do Benfica. Quando começou a contagem de votos, também foi recolhido às celas, alegadamente por não ter credencial “original”. Foi solto na manhã do último sábado. O juiz refere no mandado de soltura que não há “indícios” para detenção dos indivíduos em causa.
A Lei Eleitoral diz que os delegados de candidatura, por serem fiscalizadores do processo mandatados pelos partidos interessados no processo, não podem ser detidos, salvo em flagrante delito. Os delegados do MDM foram detidos sem explicações.
O chefe da bancada do MDM, na Assembleia da República, Lutero Simango, diz que a Polícia usou o mesmo método (o da detenção dos delegados de candidatura do MDM) em várias mesas das assembleias de voto, um pouco por todo o País. Na cidade de Maputo, segundo Simango, houve detenções no Benfica, na KaTembe e em KaMavota. “Estes resultados eleitorais não reflectem a verdade e são muito suspeitos, na medida em que para o seu apuramento foi necessário a detenção de membros do MDM”. Lutero Simango diz que “não existem condições normais para se aceitar os resultados que o STAE está a divulgar”.


Canalmoz

No comments: