Sunday 10 November 2013

Exército "abate homem armado" durante ataque no centro

A força mista do exército e polícia abateu hoje um homem armado, supostamente da Renamo, em Canda, Gorongosa, centro, durante uma "tentativa de assalto" ao posto policial, disseram à Lusa várias fontes.
"Na madrugada, os homens da Renamo voltaram à investida para assaltar o posto policial (agora reforçado pelo exército) em Canda e na troca de tiros um guerrilheiro foi abatido", disse à Lusa um militar, na condição de anonimato.
"Há um corpo estatelado no chão, vestido à civil, ou seja, não tem farda militar da Renamo, a escassos metros do posto policial de Canda, onde houve tentativa de assalto na madrugada de hoje", precisou um jornalista local.
Em declarações à Lusa, Lucas Fole, um residente local, disse que um "forte tiroteio" foi registado durante a madrugada próximo do posto policial, entre as forças governamentais e homens armados, supostamente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).
"Esta manhã vimos um homem morto próximo do posto da polícia", disse à Lusa Lucas Fole, que descreveu um clima de "tensão e medo" entre a população, pela frequência dos ataques na região.
Na quarta-feira, homens armados metralharam o mesmo posto policial, sem resposta da força, tendo de seguida arrombado e retirado "kits" de medicamentos e outros utensílios no posto de saúde de Canda, nas encostas da Serra da Gorongosa, junto a estrada nacional um (N1).
Na terça-feira, o exército governamental sofreu oito baixas (quatro no local e outros quatro no hospital), além de 18 militares feridos, após uma emboscada de homens armados, a meio caminho entre Casa Banana e Vunduzi (Sadjundjira), antiga base do movimento, onde o líder da Renamo viveu por um ano, e de onde fugiu para um lugar desconhecido, a 21 de outubro, após um ataque do exército.
 
 

1 comment:

Anonymous said...

Que expressoes sao essas de Abate como se de gado se tratasse? Esta exagerado. Todos somos mocambicanos filhos desta patria amada, e todos merecemos tratamento digno. Soldados e homens da renamo sao pessoas. Nao fica bem.Deus nao gosta.