Saturday 16 November 2013

Policia acaba com comício do MDM e de Daviz Simango, fere pessoas e incendeia viaturas

Na cidade da Beira

 
Momentos antes dos distúrbios provocados pela Polícia, Filipe Paúnde, secretário-geral da Frelimo, passou pela zona do comício, no campo de Munhava, onde iria estar Daviz Simango e o MDM.
Acredita-se que a actuação da Polícia tenha sido por ordens de Paúnde.

Beira (Canalmoz) - A Força de Intervenção Rápida (FIR) acaba de dispersar na Beira, no campo do bairro de Munhava, um comício popular de Daviz Simango, candidato do MDM à presidência do município da Beira.
Como consequência da actuação da Polícia, muitas pessoas estão feridas, havendo relatos não confirmados de mortes por atropelamento.
O deputado José Manuel de Sousa, porta-voz do MDM é um dos feridos.
Entretanto, Daviz Simango encontra-se salvo. Informação que circula dando conta do seu internamento por ferimentos no local, apurou o Canalmoz, não constitui a verdade.
Recorde-se que quando eram 16h12 minutos milhares de pessoas estavam no local onde iria se realizar o comício. Daviz Simango acabava de chegar ao local e logo vieram dois carros da Polícia que começaram a disparar para o ar e atirar gás lacrimogéneo para os presentes, dispersando desta forma as milhares de pessoas.
Ainda não é possível fazer balanço da ocorrência em termos de eventuais feridos ou detidos.
Os disparos da Polícia incendiaram pelo menos uma viatura que neste momento arde na Beira.
Recorde-se que ontem tomou posse novo comandante provincial da PRM de Sofala, António Pelembe.
Notícia em actualização
Foto de Miguel Mangueze
 

2 comments:

Anonymous said...

DIRIGENTES DA FRELIMO, POR AMBICAO DEMAIS, PERDERAM NORTE.

MDM, nao tem exercito. Criar problemas para no fim matar o povo, prender o povo, isto e perigoso. Sres, o mundo ve tudo isto. Matar a oposicao imitando regimes de Mugabe e Dos santos, pode nao se aplicavel em Mocambique. A FRELIMO nos ensinou: - "O POVO NAO MORRE, O POVO SEMPRE VENCE" sera que ja esqueram deste slogan?
A Lei aprovada pela FRELIMO, digo FRELIMO ( maioritaria no parlamento de sempre), impos "DEMOCRACIA" eleitoral. A eleicao era feita por voto. Antes do voto os candidatos singular ou colectivas devem festejar com o Povo, vendendo seus manifestos, A razao dos shwomicios com a FRELIMO campea nesta categoria. Porque precisam de matar outros quando melhor vendem os seus manifestos?
Sera que voltamos a ter Frelimo de 1968? (eliminadora de intelectuais e a quem se opoe uma determinada ideia) seguramente Sr Guebuza, desculpem-me queria dizer (porque esta reduzido a miniscura) armando fez parte e pretende fazer renascer. So que desta, e proibido pensar, falar, ser popular e tudo mais, melhor, ser HOMEM!
SENHORES,
Disto, entende se que o problema nao e da Renamo. O que sera feito com Paunde que chamou a FIR para dispersar uma campanha eleitoral do adversario da FRELIMO, neste caso MDM, usando armas e gas lacrimogenio comprados por nosso imposto, resultando na morte de inocentes e bems destruidos? SR PAUNDE, RECORDA EM MAPUTO QUANDO EM CAMPANHA FOI ENFRENTADO POR DUAS SRAS: "Nao sei, nao vou votar" e acordou no norte? significa o FIM da espera do melhor. Sr ja vai para o pior, matar!
NAO MATEM AO DEVIS, DIGAM DEMOCRACIA ACABOU. DIGAM, QUEREM O MONO PARTIDO. ASSIM, TUDO FICA DESTRUIDO. PORQUE O SR E SEU PRESIDENTE, O POVO DEVE SER SELVO DE V. EXCIAS!...JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS! SAIAM!...

Anonymous said...

O senhor Paunde deve ser castigado, e a fir deve ser processado, por acatar ordens ilegais.