Thursday 7 November 2013

Portugal "quer dar uma resposta" aos sequestros em Moçambique

Paulo Portas reafirma que o Governo está preocupado com a segurança dos portugueses em Moçambique.
O Governo português já transmitiu às autoridades moçambicanas a preocupação com que acompanha a instabilidade política e militar no país e os recentes raptos de cidadãos portugueses.
“Qualquer Estado e qualquer Governo, quando sucede um número pouco habitual e pouco frequente de sequestros ou de raptos com violência, que atingem várias comunidades, obviamente fica preocupado e quer dar uma resposta”, afirmou o vice-primeiro ministro, Paulo Portas, esta quarta-feira, em Lisboa.
Durante a recente visita a Macau, Paulo Portas, reuniu-se com o ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros.
O “número dois” do Governo de Lisboa afirma que “Portugal tem bastante competência do ponto de vista das capacidades de investigação criminal, tem uma vasta comunidade em Moçambique, e obviamente está preocupado com a segurança dos portugueses”.
“O ministro moçambicano quis abordar o tema, com bastante transparência, com os seus colegas lusófonos e eu aproveitei para o ouvir e expor a nossa preocupação”, referiu Paulo Portas, na apresentação dos resultados da conferência ministerial do Fórum Macau, entidade que junta a China com os países de língua portuguesa, que se realizou na Região Administrativa Especial chinesa.
Três portugueses estão sequestrados em Moçambique. O último caso aconteceu na terça-feira e envolveu uma gestora financeira, que foi levada por um grupo de homens armados de um complexo industrial nos arredores de Maputo.


RR

No comments: