Friday 8 November 2013

Eleições Autárquicas 2013, Boletim sobre o processo político em Moçambique- Número EA 37 – 8 de Novembro 3

 

Campanha eleitoral continua sem grandes incidentes

A campanha eleitoral, que já vai no seu terceiro dia, continua a decorrer sem registo de incidentes de grande monta, com excepção da destruição de material de propaganda dos partidos políticos por cidadãos desconhecidos, bem como por adversários.
Os partidos políticos e grupos de cidadãos concorrentes, bem como os candidatos ao cargo de presidente do município têm estado a fazer a sua campanha de forma tranquila.
Os casos de destruição de materiais de propaganda registados tem estado a envolver os partidos Frelimo e MDM, os únicos que concorrem para as 53 autarquias.
Várias pessoas foram detidas e estão a ser processadas acusadas de envolvimento na destruição de materiais de propaganda.
Monapo
Um professor da Escola Primária Completa de Nacololo, de nome Félix Xavier, foi detido na manhã de quinta-feira, no posto policial de Monapo acusado de vandalizar material da campanha eleitoral da Frelimo.
Xavier nega as acusações alegando ser vítima de perseguições e acusa a sua directora distrital de estar metida no caso, pois, enquanto se esperava pelos denunciantes e a hora de sessões de audições, esta ligou para o chefe policial ordenando que o acusado fosse encarcerrado mesmo sem provas.


Ribáuè
O MDM em Ribáuè continua a queixar-se da destruição de panfletos do seu partido e seu candidato às eleições autárquicas do dia 20 deste mês.
Segundo o delegado distrital do MDM, Luís Constantino, no terceiro dia da campanha, supostos membros da Frelimo rasgaram 12 panfletos daquela formação política no bairro Marrocane.
Por conta disso, dois indivíduos, que respondem pelo nome de Sabonete Naheza e Arlindo Muhacata, foram detidos, indiciados de destruírem material de campanha, depois de terem sido flagrados por membros do MDM.
Segundo fontes ligadas a procuradoria distrital os acusados encontram-se em liberdade condicional aguardando pela tramitação legal do processo.
De salientar que esta é a terceira vez que o MDM em Ribáue se queixa de um ilícito eleitoral. A primeira reclamação ocorreu depois de uma das suas caravanas ter sido atacada a pedras, na última quarta-feira por crianças supostamente organizadas por simpatizantes da Frelimo, segundo referiu Constantino.


Moatize
Um indivíduo está a contas com a polícia por ter destruído o material propagandístico do MDM.
Os panfletos ostentando a cara do candidato daquele partido, Horácio Raposo, foram destruídos no bairro Bagamoio, segundo o delegado do MDM Carlos Monteiro.
A Polícia da República de Moçambique já confirmou o caso e diz que está a analisar o assunto.


Milange
Um cidadão que responde pelo nome de Camacho Jackson, de 32 anos de idade, membro do MDM foi hoje detido pela PRM, acusado de destruir material propagandístico do partido Frelimo colados num dos muros do clube local, onde estão, igualmente, afixados panfletos do MDM.
O Porta-voz do MDM, Felizardo Assura disse ao correspondente do CIP que a detenção do seu membro pela polícia não passa de uma acção de intimidação.
Assura assegurou que a sua formação política tudo irá fazer com vista a libertação do seu membro.


Nampula
Três indivíduos foram detidos por terem sido encontradas a destruir material de campanha do partido Frelimo na cidade de Nampula.
Segundo o porta-voz da polícia em Nampula, Miguel Bartolomeu, os detidos foram encontrados em flagrante a rasgar panfletos dos candidatos da Frelimo ao municipio de Nampula.


Mueda
O MDM em Mueda queixa-se da intervenção da polícia em relação aos casos de pessoas detidas por destruição de material de propaganda e acusa a PRM de estar a favor da Frelimo.
De acordo com o delegado do MDM em Mueda, Timóteo Trindade, uma jovem foi surpreendida a rasgar os seus panfletos no bairro Lilondo e foi encaminhar ao Comando distrital da PRM. Porém a polícia a libertar de imediato.
Assim, o MDM, que acusa a jovem de ser membro ou simpatizante da Frelimo, diz que “a PRM está a favor da Frelimo, que anda a vandalizar nosso material".
Trindade exige o cumprimento da lei, uma vez que para aquele que roubar, furtar, destruir, rasgar ou por qualquer forma inutilizar no todo ou em parte, tornar ilegível o material de propaganda eleitoral afixado, ou desfigurar, colocar por cima dele qualquer material com o fim de o ocultar, é punido com pena de prisão até seis meses e multa de seis a doze salários mínimos nacionais.
Entretanto, o comandante da PRM em Mueda, Bernardo Ernesto, que confirmou ter recebido queixa contra a jovem de 17 anos de idade, frisou que ela foi solta porque rasgou os panfletos depois de serem lançados ao seu quintal.
"Este foi registado como um caso sumário dai se houver necessidade, o assunto poderá merecer seu seguimento ou abertura de processo criminal", referiu.


Catandica
O MDM acusa o Deputado da Frelimo Amilcar Jose, residente na vila de Catandica de ter destruido na madrugada de quinta-feira os panfletos do MDM no bairro Chissano.
Amilcar José nega a acusação e diz tratar-se de uma manobra do MDM para sujar a sua imagem.
Contactada a comandante distrital em Bárue, Angelina Muteto disse que o caso ainda não havia dado entrada na sua corporação tendo aproveitado a ocasião para apelar os partidos políticos para que façam uma campanha pacífica e ordeira.


Maganja da Costa
Os membros do MDM acusam os membros da Frelimo de estarem a retirar os seus panfletos.
Contactado o porta-voz do MDM, Amos Augusto disse ser verdade e estavam para encaminhar o caso a CNE Distrital.
Por sua vez o porta-voz da Frelimo Harvisco Airone diz ser um pretexto so para digrinir a imagem do seu partido.

Sobre a campanha

Grande parte dos candidatos da Frelimo a Presidência dos 53 municípios têm estado a privilegiar comícios e reuniões com grupos de cidadãos com intuito de publicitar o seu plano de Governação.
Outros têm estado a optar por fazer campanha porta-a-porta.
Enquanto isso, os candidatos do MDM continuam a privilegiar o contacto interpessoal, desdobrando-se pelos diferentes bairros das autarquias.
Os mercados informais e outros locais de concentração populacional, bem como os bairros periféricos têm sido os lugares mais frequentados pelos candidatos dos dois partidos.


Preparação das eleições gerais de 2014

Em curso a constituição das comissões distritais
Enquanto decorre a campanha rumo a votação nas 53 autarquias, está em curso a instalação das Comissões Distritais de Eleições em todo o país, um processo pouco divulgado.
A província de Nampula, concluiu nesta quinta-feira, o processo de instalação das Comissões Eleitorais em todos os distritos.

1 comment:

Anonymous said...

Atenção TVM, nada de burla de tempo de candidatos, A FRELIMO E MDM tem igual tempo de antena. Para outros obedaca o tempo para cada municipio e participacao de cada unidade candidata. É vergonhoso, o tempo lectivo é igual para cada estudante do mesmo nivel. T