Saturday 9 November 2013

Plano para mudar a Baixa


A ZONA baixa da cidade de Maputo será requalificada e sua imagem restaurada a partir dos meados do próximo ano, mercê de um Plano Parcial de Urbanização (PPU) com o intuito de torná-la mais atractiva.
Para o efeito, o Conselho Municipal de Maputo (CMM) e parceiros lançaram ontem o Plano que culminará com a apresentação do rol de intervenções a serem feitas na área abrangida pelo projecto.
A iniciativa deverá prever o estabelecimento de um clima de segurança e excelentes condições para a actividade comercial e para uma vida cultural rica e diversificada; a reintrodução da componente residencial, o melhoramento da mobilidade urbana e definição de um sistema adequado de transporte.
A zona representa o primeiro núcleo habitado na capital, onde a área era pantanosa, de águas salubres e salgadas, que sofreu obras de aterro da zona baixa do Maxaquene e a consolidação das barreiras, ao longo da encosta.
Tal como explicou o vereador do Planeamento Urbano e Ambiente, Luís Nhaca, o património histórico e cultural da baixa representa um potencial económico e cultural muito grande que pode trazer inúmeros benefícios.
“Trata-se uma zona que pode gerar uma ampla gama de benefícios, desde a criação de emprego, passando pelo estímulo de turismo cultural, desenvolvimento de pequenas e médias empresas, valorização do património imobiliário até ao cultivo da identidade e coesão social”, referiu Nhaca.
O representante do Presidente do Município, Rogério Nkomo, afirmou que o comércio informal, a degradação dos edifícios e o seu abandono têm conferido uma má qualidade do ambiente urbano, tanto em termos de infra-estruturas, como em termos sociais e culturais.
“Se não repensarmos a baixa para os próximos tempos, o seu valor poderá continuar a degradar-se de forma acentuada. É assim que o Conselho Municipal de Maputo e parceiros nacionais decidiram elaborar um plano de urbanização para requalificação desta zona”, disse Nkomo.
A elaboração do PPU enquadra-se no âmbito da implementação do Programa de Desenvolvimento Municipal (ProMaputo II) na componente de planeamento urbano e ambiente.


Notícias

No comments: