Saturday 9 November 2013

Estudo revela que governo moçambicano é intolerante a movimentos sociais

Um estudo publicado recentemente, pelo Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), encomendado pela IBIS, revela que a fraca ocorrência de movimentos sociais em Moçambique, no geral, está ofuscada pela intolerância e controlo por parte do Governo e das forças polícias.
Segundo escreve o Canal de Moçambique, na presente edição, o estudo revela que “os interesses da elite governamental tem maior preponderância sobre interesses da sociedade civil, bem como dos cidadãos em geral”, revela o estudo.
O mesmo estudo destaca que “as mudanças decorrentes da pressão da sociedade civil e de movimentos sociais acontecem quando estas questões são de interesse de um significativo número de cidadãos e os políticos antevêem custos políticos negativos”.
Entretanto, o mesmo estudo dentre vários reparos, recomenda a fortificação das capacidades dos cidadãos em matérias relacionadas com a governação, direitos e deveres, bem como “no aprofundamento dos valores da democracia para estancar o medo que caracteriza a maioria dos moçambicanos”, lê-se.  


Folha de Maputo   

No comments: