Saturday 16 November 2013

FIR assalta showmício do MDM na Beira


Pelo menos duas dezenas de agentes das Forças de Intervenção Rápida (FIR) interromperam neste sábado (16), com tiros de balas reais e granadas de gás lacrimogêneo, o showmício de encerramento da campanha de Daviz Simango a edil do município da Beira, capital da província de Sofala. Há registo de três vítimas mortais e vários feridos.
No penúltimo dia da campanha eleitoral para as eleições autárquicas, em 53 municípios de Moçambique, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) preparava-se para encerrar com pompa e muita festa a campanha para a reeleição de Daviz Simango no bairro da Munhava quando os milhares de simpatizates do partido viram chegar duas viaturas com agentes das FIR.
Os agentes tentaram abrir caminho entre os populares. Por razões que são ainda desconhecidas os agentes começaram a disparar balas reais para o ar e, sentindo alguma animosidade dos populares, dispararam também bombas de gás lacrimogêneo na tentativam de dispersar homens, mulheres com bebé nas costas, jovens e crianças que ali estavam para apoiar o candidato do MDM.
Gerou-se muita confusão, os cidadãos saíram em debandada e os agentes da FIR continuaram a disparar.
Segundo o nosso jornalista "três bebés, com idades entre os seis e doze meses morreram (...) há vários feridos."
Na altura do início deste "assalto" da FIR o candidato, e presidente, do MDM estava na Munhava e preparava-se para subir ao palco, onde actuavam músicos.
Segundo uma fonte próxima, Daviz Simango está bem de saúde e em local seguro, contudo o seu filho terá ficado ferido.
Os populares resolveram "vingar-se" incendiando pneus nas vias de acesso ao bairro, onde o contingente da FIR foi reforçado com mais homens e pelo menos uma viatura blindada, e vandalizando viaturas de simpatizantes do partido Frelimo, que sistematicamente instrumentaliza as forças da lei ordem contra os partidos da oposição em Moçambique.
Dois jornalistas d`Verdade tiveram que procurar refúgio numa residência do bairro onde esperam que a situação acalme.


A Verdade

No comments: