Sunday 12 July 2009

Obama em África


Escute o noticiário da Antena 1 sobre a visita de Obama. A foto é do jornal português Público.
Deslique/pause a música de fundo deste blog no playlista, ao fundo , no lado direito, para que não interfira com o som.
--------------------------------------------------------------------------
Uma opinião

“Mas o Ocidente não é responsável pela destruição da economia do Zimbabwe na última década, ou pelas guerras onde as crianças são incorporadas como combatentes”.

Obama no Gana

O presidente americano está no continente africano, numa visita que já pode ser considerada histórica. O anterior presidente Bush foi elogiado, sem ambiguidades por gente da esquerda à direita, pela sua politica em relação ao continente africano. Mas, devido à sua “má fama”, as suas acções em prol do progresso de África sempre passaram ao lado de muita gente. Espero que Obama consiga fazer pedagogia no mundo ocidental, onde pululam demasiadas mentes que puxam para o mainstream as teorias neomarxistas que desresponsabilizam os africanos pelo seu próprio atraso estrutural.
Obama pediu aos africanos que parem de se queixar do seu passado colonialista, e da exploração que sofreram pelos europeus. A génese dos problemas africanos está sim, na corrupção e nas suas elites. E Barack Obama foi mais longe, dizendo que a ajuda ocidental deve ser acompanhada pela garantia de boa governação e de boas práticas democráticas. A escolha do Gana como o primeiro país visitado é emblemática, sendo precisamente um símbolo de uma democracia estável em pleno desenvolvimento. Ao condicionar a sua politica para África numa agenda de boa governação e instituições democráticas fortes, Obama demonstra conhecer bem a raiz do problema africano. E ao contrário daqueles que culpam o Ocidente e o capitalismo, o presidente americano urge os governos africanos a abraçaram um modelo de desenvolvimento económico e social responsável, assente nas instituições democráticas.

--------------------------------------------------------------------

NOTA do José: Palavras de Obama que ficam gravadas na minha memória e que provocam a reflexão:


O Ocidente não é responsável pela destruição da economia do Zimbabwe na última década.


Não invoquem o colonialismo para explicar as guerras, a doença, o subdesenvolvimento, as práticas antidemocráticas e a corrupção no continente .


Nemhum país vai criar riqueza se os seus líderes exploram a economia para se enriquecerem.


África não precisa de homens fortes, precisa de instituições fortes.


O desenvolvimento em África depende da boa governação e os africanos devem assumir a responsabilidade pelo fim dos conflitos e da corrupção.


A boa governação é um ingrediente em falta em demasiados lugares, há demasiado tempo.

2 comments:

Anonymous said...

Palavras sabias as do Presidente Obama. Resta-nos saber quantos Africanos aceitarao esta dura verdade e a verdadeira realidade. Eu amo Africa, sou Africana, amo os meus irmaos Africanos, mas sei que esta e a pura das verdades. Cabe a nos, Africanos, mudarmos o rumo que queremos dar a Africa, a mudanca comeca com cada um de nos, temos de pensar mais em 'nos' como um todo, e nao em mim, minha sombra e eu.
Maria Helena

JOSÉ said...

Este mensagem certamente que não vai cair muito bem em certos Africanos, mas Obama mostrou que é coerente e tem uma visão realista de África.Não há como negar, o futuro de África está nas mãos dos Africanos.