Thursday 2 July 2009

Guerra civil e posse de terra: dois pontos de descórdia



O entendimento sobre a natureza do conflito que houve em Moçam­bique – que o relatório denomi­na “guerra civil” - e a natureza da posse de terra foram os grandes pontos de discórdia na discussão sobre o relatório apresentado ontem por Moçambique, na XIII Cimeira do Fórum do Mecanis­mo Africano de Revisão de Pares (MARP), em Sirte, na Líbia.
Segundo Graça Machel, que dirigia em representação do presidente do painel de perso­nalidades eminentes do MARP, Adebayo Adedeji, da Nigéria, não houve guerra civil em Mo­çambique, “houve uma guerra de agressão e está claramente documentada. até os próprios mentores daquilo que foi o tal movimento de resistência (...) explicam por que criaram aque­le movimento(...). Numa fase posterior, o conflito generali­zou-se e tomou a cara de ser de moçambicanos. Portanto, na sua origem, nunca foi uma guerra civil. Foi uma distorção daquilo que é um facto histórico.”
Quanto ao segundo ponto de discórdia, Graça Machel explica que “o painel pode registar dife­rentes formas de propriedade de terra, mas é deliberação exclusi­va e soberana do país optar pelo regime que quiser. Portanto, nós não temos o direito de dizer que o facto de Moçambique ter a terra como pertença do Estado é uma limitação ao desenvolvi­mento, não está correcto.”
Entretanto, o relatório apenas sofre alterações condizentes a erros factuais. as suas conclu­sões continuarão no documen­to, sendo que a contestação ou a visão de Moçambique sobre este e outros pontos, feita pelo Presidente da República, arman­do Guebuza, vão constar, inte­gralmente, do relatório final a ser publicado nos próximos três meses, na versão portuguesa, in­glesa e francesa.

( O País, 02/07/09 )


NOTA : Fico desapontado ao constatar que certas personalidades frelimistas continuam a insistir na tese da mão externa para explicarem a guerra civil que teve lugar em Moçambique. Graça Machel erra e distorce factos históricos ao afirmar que na sua origem não foi uma guerra civil. A guerra civil teve origem no legítimo desejo de liberdade e democracia, embora tivesse apoios externos, como a Frelimo teve na luta de libertação.
Quanto ao problema da terra, todos sabemos dos atropelos e abusos cometidos!

No comments: