Thursday 2 July 2009

“LM Radio” planeia reiniciar transmissões





Pretoria (Canal de Moçambique) - Tudo indica que estão em curso planos para reabrir a famosa rádio comercial, “LM Radio”, que durante cerca de quatro décadas transmitiu a partir da antiga cidade de Lourenço Marques. A julgar pelas informações disponíveis na página oficial da “LM Radio” na Internet, e o facto de já existir um canal registado com esse nome na grelha de estações radiofónicas que transmitem por via satélite através do sistema DSTV da Multichoice, a popular rádio comercial, encerrada pelo governo moçambicano a 12 de Outubro de 1975, poderá voltar a estar no ar a breve trecho.
Também designada por “Programa B” do antigo Rádio Clube de Moçambique (que depois da independência passou a designar-se de Rádio Moçambique), a “LM Radio” transmitia 24 horas ao dia, sete dias por semana, em línguas inglesa e africânder, sendo a sua programação constituída fundamentalmente por música moderna. Tratava-se de um serviço radiofónico comercial altamente lucrativo, cujas receitas eram uma importante fonte de receita do Rádio Clube de Moçambique. Destinada ao auditório sul-africano, a “LM Radio” era, no entanto, bastante popular entre a camada jovem de Moçambique e de outros países vizinhos dadas as suas características ímpares como estação emissora em cima dos acontecimentos do mundo da música moderna.
Embora com a mesma designação – “LM Radio” – o serviço radiofónico extinto em 1975 tenciona reiniciar as transmissões com o nome comercial de “Lifetime Music Radio”. A programação disponível na página da “LM Radio” na Internet (www.lmradio.co.za) indica que esta estação radiofónica irá manter as características da antiga emissora que transmitia dos estúdios situados na Rua da Rádio em Maputo.
A antiga “LM Radio” foi criada em 1936. Tal como o “Programa D” do então Rádio Clube de Moçambique, que era vocacionado para a transmissão de música clássica, o “Programa B” foi extinto na sequência de uma orientação do «Departamento do Trabalho Ideológico» da Frelimo, ao tempo dirigido por Jorge Rebelo, que considerava os dois canais de “elitistas”.
A “LM Radio” tirou partido da política em vigor na África do Sul nos anos 30 em que não era autorizada a existência de estações de rádio privadas. A SABC (South African Broadcasting Corporation) detinha o monopólio da radiodifusão naquele país. A “LM Radio” veio preencher a lacuna existente na África do Sul em termos de rádios comerciais, passando esse serviço radiofónico a atrair um número cada vez maior de anunciantes sul-africanos dada a popularidade da sua programação nos grandes centros populacionais. Os locutores da antiga “LM Radio” viriam a estabelecer estações emissoras do género na África do Sul após o encerramento do “Programa B” do então Radio Clube de Moçambique em 1975. Peter de Nóbrega, por exemplo, surgiria na “Radio 5” em Joanesburgo. Também nesta cidade, o locutor John Berks viria a criar o conhecido Canal 702.


( Canal de Moçambique, 02/07/09 )

NOTA: Recordo-me perfeitamente da LM Radio, talvez fosse a estação radiofónica de maior sucesso no continente africano e o seu encerramento foi um dos muitos excessos da Frelimo no período pós-independência.

No comments: